24NFL00: história das franquias
- Jorge Angrisano Santana
- 6 de set. de 2024
- 18 min de leitura
NFL: origem das franquias e os nomes das equipes (GLOBO ESPORTE)
.
Arizona Cardinals
Fundado em 1898 como Morgan Athletic Club, em Chicago, o Cardinals é membro fundador da NFL, em 17set1920. Quando Chris O'Brien adquiriu a equipe em 1901 e se mudou para a Avenida Racine, o nome do time passou a ser Racine Normals. Porém, ao comprar mochilas usadas da Universidade de Chicago, O'Brien descreveu a roupa de marrom desbotado como "cardeal ermelho". Por isso, a equipe passou a se chamar Racine Street Cardinals, com cores vermelha, branco e preto. O pássaro cardeal foi inserido no logo da franquia em 1947 e nos capacetes em 1960. Em 1922, nova mudança de nome: agora, a equipe passou a ser conhecida como Chicago Cardinals. Em 1950, com a forte concorrência na cidade do Chicago Bears, a NFL permitiu que a franquia se transferisse para St. Louis. Porém, o time se mudou para a área metropolitana de Phoenix em 1988 e, assim, ganhou o nome de Phoenix Cardinals. A franquia, entretanto, mudou seu nome para Arizona Cardinals em 17de1994. Os Cardinals tiveram seu primeiro estádio o Normal Park e mandam seus jogos hoje no State Farm Stadium têm dois títulos da NFL na era pré-Super Bowl, com os campeonatos de 1925 e 1947. Em 2008, ganhou a NFC e disputou seu primeiro SB, mas perdeu nos minutos finais para o Pittsburgh Steelers por 27 a 23.
.
Atlanta Falcons
Fundado em 30 de junho de 1965 como uma equipe de expansão, depois que a NFL ofereceu ao proprietário Rankin Smith uma franquia para evitar que ele se juntasse à liga rival American Football League (AFL).
.
Com a franquia recebida em Atlanta, uma rádio local fez um concurso para escolher o nome da equipe. Com mais de 500 nomes sugeridos, a vencedora foi a professora Julia Elliot, que sugeriu "Falcons", porque o falcão é "uma ave digna, orgulhosa, com grande coragem, espírito de luta e nunca larga sua presa". Além de dar o nome para a franquia da cidade, a professora ganhou quatro ingressos para a temporada. Seu uniforme é todo preto ou todo branco ou ainda com calça preta e camisa majoritariamente vermelha. A equipe manda seus jogos atualmente no Mercedes-Benz Stadium.
.
O Atlanta Falcons chegou ao Super Bowl pela primeira vez em 1998, após ganhar a NFC, mas acabou derrotado pelo Denver Broncos por 34 a 19. A segunda chance veio em 2016, porém, após abrir 28 a 3 no primeiro tempo, levou uma virada histórica do New England Patriots, de Tom Brady, por 34 a 28.
Kirk Cousins, quarterback do Atlanta Falcons — Foto: Dale Zanine-USA TODAY Sports
Kirk Cousins, quarterback do Atlanta Falcons — Foto: Dale Zanine-USA TODAY Sports
.
Baltimore Ravens
Um dos "novatos" da NFL, os Ravens foram fundados em 1996, quando Art Modell, então dono do Cleveland Browns, anunciou que desejava transferir a franquia de Cleveland para Baltimore. Modell recebeu autorização para ter seu time em Baltimore, como uma equipe de expansão, desde que deixasse a história e os registros dos Browns em Cleveland.
Antes disso, a cidade tinha uma franquia chamada "Baltimore Colts". No entanto, em 1984, houve uma chocante mudança para Indianapolis, deixando a cidade "órfã" de um time de futebol americano.
.
O nome "Ravens" (Corvos, em português) foi uma homenagem ao escritor Edgar Allan Poe, autor do incônico poema chamado "The Raven", que passou boa parte da carreira em Baltimore e, inclusive, está enterrado na cidade. Com esse clima "sombrio", suas cores são predominantemente roxo e preto. A equipe, que manda seus jogos no M&T Bank Stadium, venceu a AFC em 2000 e 2012 e foi campeã do Super Bowl nos dois anos.
.
Buffalo Bills
Oficialmente fundado em 1960, jogando ainda na American Football League (AFL), o Buffalo Bills teve outros nomes no início do século XX, como Buffalo All-Stars (1915), Buffalo Niagaras (1918) e Buffalo Prospects (1919). Antes de ter o codinome "Bills", em 1947, a franquia era chamada de Buffalo Bisons.
A escolha do nome, através de um concurso, é bem curiosa. É uma homenagem ao desbravador do século XIX William Frederick Cody, conhecido como Buffalo Bill, por ser um assassino de búfalos, e Bill, como diminutivo de William. Buffalo Bill nasceu em Iwoa, morreu em Denver e jamais esteve na cidade de Buffalo.
.
Com o inconfundível uniforme de camisas azuis com detalhes vermelhos e calça branca ou calça azul e camisa branca com detalhes vermelhas, o Buffalo Bills - campeão na era pré-Super Bowl em 1964 e 1965 - ostenta o status de ser a única equipe a vencer a conferência AFC por quatro temporadas seguidas (1990, 91, 92 e 93), porém detém o recorde negativo de quatro derrotas seguidas de Super Bowl, contra New York Giants, Washington Redskins (hoje Washington Commanders) e, duas vezes, para o Dallas Cowboys. O time manda seus jogos no Highmark Stadium.
.
Carolina Panthers
É mais um dos "novatos" da liga, sendo fundado em 1993 e começando a jogar efetivamente em 1995. Seu uniforme também é bem característico, misturando o branco, o preto, a prata e o azul claro. Mandando seus jogos no Bank of America Stadium desde 1996, a equipe tem como mascote o Sir Purr (Pantera Negra).
.
O apelido "Panthers" foi escolhido por Mark, filho do dono da franquia, Jerry Richardson. Segundo ele, a pantera "representa como um time de futebol americano deveria ser - poderoso, forte e sublime". O time foi campeão da NFC em 2003 e 2015, mas perdeu no Super Bowl daqueles anos para o New England Patriots e o Denver Broncos.
.
Chicago Bears
Um dos membros fundadores da NFL, os Bears nasceram em 17 de setembro de 1920, sob a inspiração de George Halas, ainda em Decatur, Illinois, tendo se mudado para Chicago em 1921. Assim como o Arizona Cardinals, são as únicas franquias remanescentes da fundação da liga, em 1920. Antes de receber o nome consagrado de Chicago Bears, o time era chamado de Decatur Staleys, pois era oriundo da empresa de amido alimentar A. E. Staley, e, posteriormente, Chicago Staleys. O uniforme é o clássico camisa azul marinho com detalhes em laranja e calça branca ou calça preta com camisa branca e detalhes laranjas ou camisa laranja com detalhes em azul marinho e calça branca.
.
A história do codinome "Bears" (ursos) é interessante. A cidade tem o time de baseball chamado Chicago Cubs, cujo mascote é um urso filhote, pois "cub" é como os mamíferos carnívoros são chamados. George Halas, fundador do Chicago Bears, então decidiu manter a "temática" e apenas amadureceu a ideia, adotando o urso já adulto como seu mascote para representar os grandes e fortes jogadores de futebol americano.
.
O Chicago Bears - que começou mandando seus jogos no histórico Wrigley Field (campo dos Cubs) e, hoje, joga no não menos icônico Soldier Field - tem oito títulos pré-Super Bowl (1921, 1932, 1933, 1940, 1941, 1943, 1946 e 1963). A equipe foi campeã da NFC em 1985 e conquistou o Super Bowl daquele ano ao bater o New England Patriots, também a Conferência Nacional em 2006, mas perdeu o Super Bowl para o Indianapolis Colts por 29 a 17.
.
Cincinatti Bengals
Os Bengals foram fundados em 1966, como membro da American Football League (AFL), uma das ligas "rivais" da NFL, pelo ex-técnico do Cleveland Browns, Paul Brown. Até por isso, as cores da equipe têm o laranja como tom principal no capacete e na camisa, misturando com o preto e o branco. A equipe venceu a Conferência Americana em 1981, 1988 e 2021, mas perdeu duas vezes para o San Francisco 49ers e outra para o Los Angeles Rams.
.
O nome "Bengals", uma referência ao tigre de bengala, foi dado por Paul Brown como forma de homenagear o outro "Bengals" da cidade, que jogava em uma liga anterior à AFL, entre 1937 e 1942. O técnico e dono afirmou que "seria uma ligação entre o passado e o futuro do futebol americano da cidade". A população, porém, tinha preferido que se chamasse "Buckeye", apelido do time de futebol americano da faculdade Ohio State.
.
Cleveland Browns
Em 1945, o empresário Arthur B. McBride e o técnico Paul Brown criaram a franquia, membro fundadora da All-America Football Conference (AAFC), que era uma das ligas "rivais" da NFL, onde se juntaram em 1949, após a falência da AAFC. Em 1995, o proprietário Art Modell quis levar a franquia para Baltimore, mas uma ação da cidade de Cleveland fez com que o nome da equipe, logotipo, instalações e histórico ficassem em Cleveland. A NFL, porém, suspendeu a franquia, retornando apenas em 1999.
.
Os Browns, que jogam com o característico capacete laranja, com camisa preta e detalhes laranjas e calças brancas ou calças pretas com camisas brancas com detalhes laranjas, foram tetracampeões da AAFC (1946/47/48 e 49) e da NFL em 1950, 54, 55 e 64. A equipe, que joga no Cleveland Browns Stadium, nunca chegou ao Super Bowl.
.
A escolha do nome não é difícil de entender, afinal, o primeiro técnico do time e um dos fundadores da franquia era Paul Brown. A equipe era conhecida na cidade como o "Time do Brown". Por fim, o fundador Mick McBride realizou um concurso com os fãs em 1945, e o nome escolhido foi Cleveland Panthers, que era como se chamava um time semiprofissional da cidade. Então foi fácil mudar para Cleveland Browns.
Guia da NFL: entenda como funciona o futebol americano
.
Dallas Cowboys
Fundada em 1960, como uma equipe de expansão, pelo petroleiro Clint Murchsion Jr, o Dallas Cowboys é a equipe mais valiosa da NFL, avaliada na casa dos 10 bilhões de dólares, e uma das mais populares de todo o mundo. Seu capacete tem a icônica estrela azul, e os uniformes tem as cores "Navy Blue", "azul real", prata metálico e branco. A franquia foi campeã da NFL em 1970, 1971, 1975, 1977, 1978, 1992, 1993 e 1995, tendo vencido os Super Bowls de 1971, 1977, 1992, 1993 e 1995.
.
Os Cowboys quase tiveram outros dois nomes: Steers e Rangers. Porém, Texas E. Schramm - general manager da equipe - rejeitou Steers por achar que ter um boi castrado como mascote faria com que o time virasse piada na liga, enquanto Rangers foi descartado com medo de confundirem o time homônimo da Minor League Baseball. Com isso, o franquia oficialmente adotou o nome Dallas Cowboys e manda seus jogos atualmente no imponente AT&T Stadium.
.
Denver Broncos
Os Broncos também são de 1960, fundados por Bob Howsam, dono da Minor League Baseball, e são membro fundador da American Football League (AFL). A equipe tem o seu mascote cavalo no capacete, cores do uniforme predominantemente laranja, azul e branco e manda seus jogos no Empower Field.
.
O codinome da franquia também veio através de um concurso, em 1960, e "Broncos" foi escolhido por que é como os cavalos selvagens do oeste dos Estados Unidos são chamados. E o estado de Colorado é um dos estados com maior número desses animais no país. Além disso, havia um time da cidade de mesmo nome que jogava a Midwest Baseball League, em 1921.
.
Muito popular também, o Denver Broncos foi campeão da AFC em 1977, 1986, 1987, 1989, 1997, 1998, 2013 e 2015, sendo vencedor do Super Bowl em 1997, 1998 e 2015.
.
Detroit Lions
Fundado em 1930 como Portsmouth Spartans, os Lions se transferiram para Detroit em 1934. Seu capacete tem o mascote leão e os uniformes contam com as cores azul "Honolulu", prata, preto e branco. Desde 2002, a equipe manda seus jogos no Ford Field. Seus quatro títulos são todos pré-Super Bowl (1935, 1952, 1953 e 1957) e a franquia é dona da segunda maior seca da NFL, atrás apenas do Arizona Cardinals. É a única equipe da NFC que ainda não jogou um Super Bowl.
.
A explicação para o "Lions" é interessante: em 1934, quando o radialista George A. Richards comprou o Portsmouth Spartans e se mudou para Detroit, o dono se inspirou no Detroit Tigers, que era vencedora no baseball, tendo, inclusive, sendo campeã no ano anterior. Richards, então, quis manter a identidade visual semelhante (azul), temática (felinos) e aproveitar o sucesso dos Tigers para embalar a nova franquia de futebol americano.
.
Green Bay Packers
Em Green Bay, Earl "Curly" Lambeau e George Whitney Calhoun fundaram a equipe em 1919, no entanto, faltavam equipamentos, uniforme e dinheiro. Assim, Lambeau - um empacotador na empresa Indian Packing - conseguiu negociar com o patrão Franck Peck um patrocínio da fábrica. O "pagamento" seria que o time levasse o nome de "Indian Packers". No ano seguinte, a equipe passou a se chamar "Acme Packers", porque tinha sido comprado pela Acme Packing Company, e, em 1921, Lambeau rompeu os laços com a empresa e adotou o nome da franquia para Green Bay Packers.
O time é o mais vencedor da NFL com 13 títulos, sendo nove campeonatos pré-Super Bowl (1929, 1930, 1931, 1936, 1939, 1944, 1961, 1962 e 1965) e outros quatro na era Super Bowl (1966, 1967, 1996 e 2010). Apenas em 1997, a equipe venceu a NFC, mas não foi campeã do SB. A equipe manda seus jogos desde 1957 no Lambeau Field, tem o uniforme verme e amarelo. O capacete é amarelo, e os seus fãs são chamados de "cabeças de queijo", por usarem o acessório na cabeça como uma forma de lembrar o estado de Wisconsin é um grande produtor e exportador de queijo.
.
Houston Texans
Fundado em 6 de outubro de 1999, a franquia - que tem uniformes das cores azul, vermelho e branco - foi a última franquia a entrar na NFL. O codinome "Texans" já tinha sido usado em outros cinco times da região e Bob McNair, dono do time, não quis fazer diferente e quis mostrar sua identificação a região sudoeste dos EUA. O time, que manda seus jogos no NRG Stadium, ainda não venceu nenhuma vez a Conferência Americana.
.
Indianapolis Colts
Os Colts foram fundados em 1953, ainda em Baltimore, e só foram para Indianapolis em 1984. O símbolo da equipe é uma ferradura de cavalo, que está presente no capacete da equipe, que tem uniformes azul e branco.
.
Além dos títulos da NFL em 1958 e 1959, os Colts foram campeões do Super Bowl em 1968 e 1970. Vencedores da AFC em 1970, 2006 e 2009, a franquia de Indianapolis - que manda seus jogos no Lucas Oil Stadium - ainda foi campeã do SB em 2006. Três anos depois, porém, perderam para o New Orleans Saints.
.
O codinome "Colts" (proto, cavalo jovem) foi escolhido através de um concurso e faz referência à grande prática de criação e corrida de cavalos em Baltimore.
.
Jacksonville Jaguars
Fundado em 1995 como equipe de expansão, os Jaguars chegaram na final da AFC no ano seguinte, mas perderam para o New England Patriots. A equipe manda seus jogos no EverBank Stadium, tem como cores predominantes o verde, o preto e o ouro. A escolha do nome da franquia foi nobre. Ainda que o jaguar não seja nativo da região de Jacksonville, o zoológico da cidade era a casa da jaguar mais velha dos Estados Unidos, chamada Nabalam, e, por isso, o nome Jacksonville Jaguars.
.
Kansas City Chiefs
Inicialmente chamado de Dallas Texans, em 1960, pelo proprietário Lamar Hunt, o Kansas City Chiefs foi rebatizado três anos após a sua fundação e membro fundador da American Football League (AFL). A equipe de uniforme vermelho, ouro e branco manda seus jogos no Arrowhead Stadium e foi campeã da AFC em 2019, 2020, 2022 e 2023, sendo vencedora do Super Bowl todas as vezes, exceto em 2020. Os Chiefs também foram campeões em 1962, 1966 e 1969, este último, também do Super Bowl.
O nome "Chiefs" aconteceu porque o dono da franquia, Lamar Hunt, acreditava que a região de Kansas era culturalmente importante por causa dos nativos que moraram lá. Além disso, o prefeito da cidade na época, H.R. Bartle, que teve papel importante na mudança da franquia, era apelidado de "The Chief".
.
Las Vegas Raiders
Os Raiders, fundados em 1960, eram sediados em Oakland. Em 1982, foram para Las Vegas, mas voltaram para Oakland em 1994. Em 2017, porém, os proprietários decidiram retornar para Las Vegas, o que aconteceu em janeiro de 2020.
.
A equipe de uniforme preto e branco manda seus jogos no imponente Allegiant Stadium, foi campeã da AFL em 1967 e da Conferência Americana em 1976, 1980, 1983 e 2002, sendo vencedora do Super Bowl todas as vezes, exceto na última, quando perdeu para o Tampa Bay Buccaneers.
.
O nome originalmente escolhido por um concurso foi "Señors", mas a mídia e os fãs criticaram a escolha. Nove dias depois, "Raiders" - segundo colocado no concurso - foi oficializado como nome da franquia.
.
Los Angeles Chargers
Assim como outras sete equipes da American Football League, o Los Angeles Chargers foi fundado em 1959, pelo herdeiro dos hotéis Hilton, Barry Hilton. Dois anos depois, a franquia se mudou para San Diego, mas retornou para Los Angeles em 2017.
.
Os Chargers jogam no SoFi Stadium desde 2020, têm uniformes com as cores azul, branco, amarelo e azul escuro e foram campeões da AFL em 1963. Após a fusão com a NFL, foram campeões da Conferência Americana em 1994, mas perderam o Super Bowl para o San Francisco 49ers por 49 a 26.
.
Em 1960, Barry Hilton realizou um concurso para escolher o nome da franquia, com o vencedor ganhando uma viagem para o Novo México. Ao abrir o envelope com "Charges", o dono da franquia não quis abrir mais nenhum envelope e definiu este nome.
.
Los Angeles Rams
Em 1936, o advogado Homer Marshman e o jogador-treinador Damon Wetzel fundaram o Cleveland Rams. A mudança para Los Angeles aconteceu apenas em 1946, onde ficou até 1994. Entre 95 e 2015, a sede era em Saint Louis, retornando para LA em 2016. O time de cores azul e amarelo, que joga também no SoFi Stadium, foi campeão na era pré-Super Bowl em 1945 e 1951. Depois, venceu a NFC em 1979, 1999, 2001, 2018, 2021, sendo campeão do SB em 99 e 2021, contra Tennessee Titans e Cincinnati Bengals.
.
A escolha pelo nome foi simples: Damon Wetzel, general manager da equipe, tinha como time favorito o Fordham Rams, da Universidade de Fordham, que tinha no seu time Vince Lombardi.
.
Miami Dolphins
Fundado em 16 de agosto de 1965, por Joe Robbie, o Miami Dolphins é, certamente, um dos times mais famosos da NFL. Com o inconfundível uniforme "meio azul, meio verde" com branco e detalhes laranjas, tem o icônico golfinho Flipper no capacete.
.
Desde 1987, os Dolphins mandam seus jogos no Hard Rock Stadium. A franquia foi campeã da AFC em 1971, 1972, 1973, 1982, 1984, sendo campeã do Super Bowl em 1972 e 1973 em cima do Washington Redskins (14 a 7) e Minnesota Vikings (24 a 7).
A escolha do nome através de concurso foi fácil: a Florida é o estado com maior quantidade de golfinhos, atrás apenas da Califórnia e Havaí, e é um dos símbolos de Miami.
.
Minnesota Vikings
Fundado em 1960, o Minnesota Vikings joga no U.S. Bank Stadium desde 2016 com seu inconfundível uniforme roxo, ouro e branco. Campeão apenas em 1968, o time venceu a NFC em 1973, 1974 e 1976, mas acabou derrotado nos Super Bowls.
.
O nome "Vikings" é uma homenagem ao estado de Minnesota, que é a base cultural escandinava nos EUA, com a maior concentração de descendentes e imigrantes. O general manager Bert Rose adorou a ideia porque mostrava força do time.
.
New England Patriots
Em 16 de novembro de 1959, o empresário Billy Sullivan, de Boston, recebeu a chance de desenvolver a oitava e última time franquia da American Football League (AFL), criando o Boston Patriots. Em 1971, quando se mudou para Foxborough, o time passou a ser chamado de New Englad Patriots, a partir de 22 de março, após o nome Bay State Patriots ter sido rejeitado pela NFL.
.
Com seu "patriótico" uniforme azul marinho, vermelho, prata e branco, o New England joga no Gillete Stadium desde 2002. A franquia é uma das mais vencedoras da NFL, tendo conquistado a AFC 11 vezes (1985, 1996, 2001, 2003, 2004, 2007, 2011, 2014, 2016, 2017 e 2018), e sendo campeã do Super Bowl seis vezes (2001, 2003, 2004, 2014, 2016 e 2018).
.
Desde sua estada em Boston, não foi difícil para a população escolher o nome "Patriots", já que a cidade é considerada um dos berços da nação estadunidense pelo seu papel crucial durante a Revolução Americana.
.
New Orleans Saints
Fundado em 1966 através de um "acordo secreto" do congressista americano Hale Boggs, pelo senador Russell Long e pelo comissário da NFL, Pete Rozelle, já que a liga precisava da aprovação do Congresso da proposta fusão da AFL-NFL. A
oficialização da franquia para a cidade foi exatamente em 1° de novembro, conhecido como Dia de Todos os Santos ("All Saints Day", que, no Brasil, é chamado de Dia dos Mortos ou Dia dos Finados).
.
A equipe usa o uniforme todo preto ou todo branco, mas ambos com detalhes em ouro velho, e joga no Caesars Superdome. Na única vez em que foi campeã da NFC, em 2009, também faturou o Super Bowl.
.
O nome da franquia, como já dito acima, se deve porque a fundação aconteceu no "All Saints Day", mas também como uma forma de homenagear a rica cultura de jazz da cidade, por causa da canção "When the Saints Go Marching In" de Louis Armstrong, uma das mais populares do gênero.
.
New York Giants
Certamente, um dos times de futebol americano mais famosos do mundo e que foi fundado em 1925. As cores do uniforme são inconfundíveis - azul, vermelho, branco e cinza -, e a equipe joga no MetLife Stadium.
.
Na era pré-Super Bowl, os Giants foram campeões em 1927, 1934, 1938 e 1956. Depois, venceu a NFC nos anos de 1986, 1990, 2000, 2007 e 2011, sendo campeão do Super Bowl em 1986, 1990, 2007 e 2011.
.
Na época de sua fundação, os Giants tinham o homônimo em Nova York que jogava baseball. Assim, Tim Mara, fundador da franquia de futebol americano, aproveitou a "onda" do esporte mais popular da época para o seu novo empreendimento. E o "Giants" do time de baseball surgiu como uma forma de homenagem aos grandes prédios de New York, existentes na arquitetuta clássica da cidade desde o início da década de 1920.
.
New York Jets
Ao contrário do "vizinho" Giants, o New York Jets só foi fundado em 1959, por Harry Wismer, com o nome Titans of New York, que foi alterado para o atual em 1963. A equipe com uniforme verde e branco joga também no MetLife Stadium. Seu único título foi no Super Bowl 1968, na era pré-fusão NFL-AFL.
O nome original "Titans" era uma provocação aos "Giants", já que titãs são mais fortes que gigantes. Depois, "Jets" (jatos) foi escolhido porque os Estados Unidos estavam na disputa espacial com a União Soviética e também porque o Shea Stadium, onde a equipe mandava seus jogos, ficava entre os aeroportos La Guardia e JFK.
.
Philadelphia Eagles
Os Eagles foram fundados em 1933, após o Frankford Yellow Jackets ter ido à falência dois anos antes, e jogam no Lincoln Financial Field desde 2003. Campeão da NFL em 1948, 1949 e 1960, venceu a Conferência Nacional nos anos de 1980, 2004, 2017, 2022, sendo campeão do Super Bowl em 2017.
.
O nome "Eagles" foi escolhido pelo fundador Bert Bell para apoiar a nova "Administração de Recuperação Nacional", um programa estabelecido pelo presidente Franklin Roosevelt naquele mesmo ano, cujo a "águia" era o símbolo desse programa.
Para saber mais da história do Philadelphia Eagles, clique aqui!
.
Pittsburgh Steelers
Também fundado em 1933, a franquia de Pittsburgh - ainda com o nome Pirates - entraram em campo pela primeira vez em 20 de setembro, na derrota para o New York Giants por 23 a 2. A mudança para Steelers veio apenas em 1940.
.
Com seu inconfundível uniforme nas cores preto, branco e dourado, os Steelers jogam no Acrisure Stadium desde 2001 e foram campeões da AFC em 1974, 1975, 1978, 1979, 1995, 2005, 2008, 2010. Os títulos do Super Bowl vieram nos anos de 1974, 1975, 1978, 1979, 2005 e 2008.
.
O nome mudou de Pirates para Steelers porque já tinha um time de baseball homônimo na cidade. Assim, em um concurso, o siderúrgico Joe Santana - assim como outros participantes - escolheu "steeler" (siderúrgico") e ganhou dois ingressos para a temporada, que renovou todos os anos até 2003, quando faleceu. O nome caiu como uma luva, já que Pittsburgh tem uma longa linhagem e tradição na área de produção e manipulação de aços fundidos, com grandes aciarias desde o final do século XIX.
.
San Francisco 49ers
Fundado em 1946, os 49ers são um dos primeiros times profissionais da costa oeste dos Estados Unidos e a primeira grande franquia de liga profissional com sede em São Francisco. O time é membro fundador da All-America Football Conference (AAFC) e ingressou na NFL em 1949. Seu uniforme clássico é o com cores vermelho, dourado e branco.
.
A franquia, também mundialmente famosa e que joga no Levi's Stadium desde 2014, foi campeã da NFC em 1981, 1984, 1988, 1989, 1994, 2012, 2019, 2023. Os títulos do Super Bowl vieram nos anos de 1981, 1984, 1988, 1989 e 1994.
.
O nome "49ers" é uma homenagem aos mineiros que participaram da "Corrida do Ouro" nas montanhas de Sierra Nevada, em San Fransisco, em 1849, fazendo uma combinação das palavras "forty nine" (49) e "miner" (mineiro): forty-niners.
Seattle Seahawks
Os Seahawks - que têm uma das torcidas mais barulhentas da NFL, inclusive, tendo batido o recorde mundial do Guinness de maior barulho da plateia em um evento esportivo - jogaram a primeira vez em 1976, ainda que a autorização da franquia para a cidade tenha sido concedida dois anos antes.
.
O uniforme atual da equipe- que joga no Lumen Field desde 2002 - é um azul marinho com verde fluorescente, cinza e branco. Campeão da NFC em 2005, 2013 e 2014, o Seattle Seahawks conquistou o Super Bowl em 2014.
.
A escolha do nome, através de concurso, foi porque o "Seahawks" é tipo de ave feroz que se alimenta de peixes, muito abundante no estado de Washington, mas também porque foi o nome do time de hockey da cidade nos anos 1950.
.
Tampa Bay Buccaneers
Também com uma história recente, o Tampa Bay Buccaneers foi fundado em 1976, tem como cores do uniforme o vermelho, o bronze, o preto, o laranja, o prata e o branco (as cores das principais equipes universitárias do estado), e joga no Raymond James Stadium desde 1998. Nas duas vezes em que venceu a NFC (2002 e 2020), os Buccaneers foram campeões do Super Bowl.
.
Escolhido pelo dono Hugh Culverhose assim que ganhou a franquia para Tampa, o nome é uma homenagem aos "Buccaneers", nome dado aos piratas caçadores de cabeças procuradas, e que saqueavama diversos portos na Baías da Florida durante a "Era de Ouro dos Piratas".
Tennessee Titans
Fundada em 1959 sob o nome de Houston Oilers, a franquia se mudou para o Tennessee em 1997 e ganhou o nome atual em 1999. Com as cores azul marinho e azul claro, além do branco e prata, o Tennessee Titans manda seus jogos no Nissan Stadium. Campeã da NFL em 1960, 1961 e 1999 (AFC), a franquia nunca ganhou o Super Bowl.
.
Dono da franquia, Bud Adams não queria mais "Oilers" e escolheu "Titans" porque representa a "alma heroica e épica do povo de Nashville", que é conhecida por ser a "Atenas do Sul", pois além da cidade ter uma réplica do Partenon, sempre foi uma cidade conhecida por seu investimento na educação.
.
Washington Commanders
Por último, mas não menos importante, o time da capital dos Estados Unidos. Fundado em 9 de julho de 1932, sob o nome de Boston Braves e, posteriormente, Boston Redskins, se mudou para Washington em 1937. Seu uniforme clássico é o bordô com detalhes em dourado. Desde 1997, a equipe joga no FedEx Stadium.
Além dos campeonatos de 1937 e 1942, o Washington Redskins foi campeão da NFC nos anos de 1972, 1982, 1983, 1987 e 1991, sendo vencedor do Super Bowl em 1982, 1987 e 1991.
.
E o nome da franquia é, certamente, o mais polêmico de todos. George Preston Marshall, um empresário, fundou o time Boston Braves em 1932, e mudou o nome para Redskins no ano seguinte, como uma forma de homenagear o técnico William Henry Dietz de 1933 e 1934, que seria descendente de povos indígenas. O problema é que, para muitos da comunidade indígena, Dietz era branco, não indígena.
.
Após vários pedidos, o nome "Redskins" ("pele vermelha") - considerado por muitos nativos norte-americanos um jeito pejorativo de chamar uma pessoa indígena - foi retirado da franquia, em 2020, que ficou sendo chamada por dois anos de Washington Football Team. Depois, o "Commanders" - uma patente de marinha entre tenente comandante e capitão - foi escolhido, também, como homenagem a George ashington - o "Commander in Chief" no exército continental durante a Revolução Americana, que dizimou a comunidade indígena norte-americana nos séculos XVIII e XIX.
As franquias favoritas ao título:
.
Chiefs: Os Chiefs, como sempre, chegam muitos fortes para a temporada. Além de terem mantido, basicamente, o mesmo elenco da temporada passada, contam com a adição de Marquise "Hollywood" Brown ao time de recebedores. Agora, Mahomes tem a peça que faltou em alguns momentos no ano passado para verticalizar o jogo quando necessário.
.
Ravens: Os Ravens chegam para a temporada carregando uma grande expectativa em cima da franquia. Liderados por Lamar Jackson, a equipe de Baltimore acrescentou o running back Derrick Henry para buscar romper a barreira dos playoffs e enfim retornar ao Super Bowl, ao qual não chega desde 2012-13.
.
Eagles: Com, possivelmente, o elenco mais forte e equilibrado da liga,…
NEDO... Às vésperas do jogo da NFL no Brasil, mais um atleta reclamou da decisão da liga em realizar uma partida no país. O cornerback Darius Slay, do Philadelphia Eagles, afirmou que não quer jogar em São Paulo e afirmou que a taxa de crimes é alta.
.
- Eu não quero ir para o Brasil. A taxa de crimes é alta. Eu me pergunto por que a NFL quer nos mandar para um lugar onde a taxa de crime é tão alta - disse Slay, em seu próprio podcast.
.
Slay é o terceiro jogador dos Eagles a contestar o jogo no Brasil. Antes, o safety CJ Gardner-Johnson e o wide receiver AJ Brown já haviam questionado a decisão…
Semana 1
5 de setembro (quinta)
Kansas City Chiefs 27x20 Baltimores Ravens
6 de setembro (sexta)
Philadelphia Eagles 34 x 29 Green Bay Packers
8 de setembro (domingo)
Atlanta Falcons x Pittsburgh Steelers
Buffalo Bills x Arizona Cardinals
Chicago Bears x Tennessee Titans
Cincinnati Bengals x New England Patriots
Indianapolis Colts x Houston Texans
Miami Dolphins x Jacksonville Jaguars
New Orleans Saints x Carolina Panthers
New York Giants x Minnesota Vikings
Los Angeles Charges x Las Vegas Raiders
Seattle Seahawks x Denver Broncos
Cleveland Browns x Dallas Cowboys
Tampa Bay Buccaneers x Washington Commanders
Detroit Lions x Los Angeles Rams
9 de setembro (segunda)
San Francisco 49ers x New York Jets
Guia da NFL: entenda como funciona o futebol americano
OS QUATRO ASES... Fernandinho, do Athletico, Richard Ríos, do Palmeiras, Lucas Moura, do São Paulo, e Diego Costa, do Grêmio, foram os jogadores que chamaram a atenção do técnico Fernando Seabra no Campeonato Brasileiro .
Para Seabra, Fernandinho se destaca pela inteligência e leitura de jogo avançadas. O volante fez uma grande partida contra a Raposa na reta final do Brasileiro do ano passado, em empate por 1 a 1, no Mineirão. O atual comandante era auxiliar de Paulo Autuori na ocasião.
“Que me impressionou, em nível de gramado, o Fernandinho. Me chamou bastante a atenção. A leitura do espaço dele, o tempo que ele faz os movimentos. Com bola, muito bem, mas sobretudo a inteligência dele para dar solução…
CRUZEIR 4x0 BOSTON CITY, 7 de setembro de 2024 10:00' Toca da Raposa I BELO HORIZONTE volta das quartas do Mineiro Sub20