top of page
Foto do escritorJorge Angrisano Santana

Argentina, tricampeã mundial

Neste domingo (18), sob o comando de Lionel Messi, osargentinos bateram a França nas penalidades, após empate em 3X3, na prorrogação, no Estádio Lusail, conquistando a Copa do Mundo do Catar.

.

Os dois primeiros gols da Argentina foram marcados ainda no primeiro tempo. Messi marcou em cobrança de pênalti. Na sequência, foi a vez de Di María marcar, após bela triangulação do ataque argentino.

.

Na etapa final, a França cresceu e chegou ao empate de forma heroica. Mbappé marcou os dois gols. Primeiro em cobrança de pênalti e depois ao pegar de primeira, após tabela, levando o jogo para a prorrogação.

.

Aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação, após bate-rebate na área francesa, Messi desempatou. No entanto, já nos minutos finais, Mbappé novamente empatou a partida em cobrança de pênalti, levando a decisão para as penalidades. Nos pênaltis a Argentina converteu todos, levantando o tricampeonato mundial por 4 a 2.

.

Mbappé mostrou novamente porque é considerado o principal jogador da França. Com apenas 23 anos, o grande destaque dessa Copa do Mundo foi o "cara do jogo" ao marcar os três gols dos franceses.

.

Antoine Griezmann foi completamente anulado pelo meio-campo argentino. O meia pouco apareceu e acabou sendo substituído no segundo tempo. O centroavante Giroud, que saiu ainda no primeiro tempo, pouco encostou na bola.

.

Mbappé se tornou o segundo jogador ao fazer três gols em uma final de Copa do Mundo. Anteriormente, o inglês Hurst anotou um hat-trick na decisão de 1966. O francês chegou a oito gols no Mundial, sendo o artilheiro da disputa, com um a mais que Messi.

.

Argentina 3-4x3-2 França, 18dez22dom12h, Lusail, Doha, Catar, final da Copa do Mundo 2022. TEMPO limpo, temperatura: 25º, vento: 15 Km/h, umidade: 50%. TRANSMISSÃO: Globo e Sportv. PÚBLICO: 88.966. ARBITRAGEM: Szymon Marciniak, Pawel Sokolnicki, Tomasz Listkiewicz (Polônia), Ismail Elfath (Estados Unidos). VAR: Tomasz Kwiatkowski (Polônia). AMARELOS: Enzo Fernández, Acuña, Paredes, Montiel, Rabiot, Giroud, Thuram. GOLS: Messi, 23, Di María, 36 Mbappé, 79 (P), 81 (P), Messi, 18 prorrogação (P), Mbappé, 27, prorrogação, P. ARGENTINA: Martínez, Molina (Montiel), Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico (Dybala), Enzo Fernández, De Paul (Paredes), Mac Allister (Pezzella), Di María (Acuña), Messi e Julian Álvarez (Lautaro Martínez). T: Lionel Scaloni. FRANÇA: Lloris, Koundé (Disasi), Varane, Upamecano e Theo Hernández (Camavinga), Tchouaméni, Rabiot (Fofana) e Griezmann (Coman), Dembelé (Kolo Muani), Giroud


GAZETA DO POVO, 18dez22

61 visualizações10 comentários

10 Comments


PETISTE, ex-técnico da Seleção Brasileira, foi assaltado na manhã deste sábado (24), enquanto caminhava na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tite, de 61 anos, saiu para caminhar por volta das 6h para não ser assediado. O assaltante levou um cordão de ouro e aproveitou a ocasião para dar uma bronca em Tite pela derrota da Seleção para a Croácia nas quartas de finais da Copa do Mundo do Catar. O treinador foi um dos mais criticados pelo revés, principalmente devido à escalação do time e às orientações na beira do gramado durante a cobrança de pênaltis.

Like

Lusail vaiou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, momentos antes de a Argentina receber a taça de campeã da Copa do Mundo 2022, neste domingo (22), após vitória espetacular nos pênaltis sobre a França. O cartola apareceu nos telões do estádio quando entrava em campo para a cerimônia de premiações e ficou visivelmente contrariado.


Logo em seguida, surgiu a imagem do sheik Tamim bin Hamad Al Thani, o Emir do Catar, que foi aplaudido efusivamente, ao contrário de Infantino e do trio de arbitragem, que também acabaria vaiado.


Esta não foi a primeira vez que Infantino e a Fifa foram alvo de críticas por parte de torcedores nessa Copa. Antes, na partida que decidiu o terceiro lugar da disputa, com…

Like

Janilson Viana
Dec 20, 2022

Grande final, muito emocionante, a melhor que vi (ao vivo). Foi bom os hermanos terem vencido, vamos ficar livre daquela "cagação de regra" da mídia de "ain planejamento", pq a CBF (que atualmente é organizada) dá de 1000 a 0 na AFA, também dá uma arrefecida nos baba ovos de europeus e também acalma a turma quase no cio por um trinador estrangeiro, uma vez que o Scaloni era até então auxiliar técnico da seleção argentina antes de ser efetivado e como um "tampão", mas como foi agradando e dando resultados acabou ficando. Messi se consolida no panteão dos grandes craques da história, Mbappe se candidata a ser o próximo craque a marcar época.

Like
Fernando Henrique
Fernando Henrique
Dec 20, 2022
Replying to

Perfeito o comentário.

Like

Fernando Henrique
Fernando Henrique
Dec 20, 2022

"como é bom ter gestão, os jornalistas só descobrem que o cara vai vir pro Cruzeiro quando ele já está na toca da raposa, com casa comprada em bh, filho matriculado em escola, quase recebendo o título de cidadão honorário de belo horizonte" via @acervodocec no Twitter

Like

bottom of page