Beagá e Cruzeiro: histórias que se cruzam
- Jorge Angrisano Santana
- 13 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
BELO HORIZONTE E CRUZEIRO: LUGARES HISTÓRICOS DE BH RELACIONADOS AO MAIOR DE MINAS... Nessa quinta-feira, 12 de dezembro, Belo Horizonte completa 127 anos de fundação. O Cruzeiro surgiu em Belo Horizonte e sempre esteve sediado nela, seja em administração, centro de treinamentos ou mando de campo. Ao longo dos anos, a história de Cruzeiro e Belo Horizonte se misturou e a equipe celeste teve momentos marcantes em muitos lugares de Belo horizonte. Confira agora alguns lugares de Belo Horizonte que marcaram a história do Cruzeiro.
PRADO MINEIRO: O primeiro estádio da capital Mineira foi o Hipódromo Prado Mineiro. O estádio localizava-se no bairro Prado, onde hoje é a Academia da Polícia Militar de Minas Gerais e foi considerado o estádio oficial da Liga Mineira. Foi no Prado Mineiro que o Palestra Itália disputou o seu primeiro jogo, em um amistoso contra um combinado de Villa Nova e Palmeiras de Nova Lima. A partida foi vencida pelo Palestra Itália por 2 a 0, com dois gols de Nani.
BARRO PRETO: O Barro Preto foi onde o Cruzeiro se instalou após a fundação do Palestra Itália. Ali morava a colônia italiana de Belo Horizonte e foi ali que o Cruzeiro construiu o seu primeiro estádio, que futuramente se chamaria Estádio Juscelino Kubitschek. No Barro Preto o Cruzeiro conquistou o seu primeiro título, disputou os seus primeiros jogos contra equipes de outros estados e de outros países e onde formou grandes jogadores para o futebol mundial. Depois da demolição do estádio, o Cruzeiro instalou por muitos anos a sua administração.
MINEIRÃO: Em 1965, foi inaugurado o Mineirão e ali o Cruzeiro iniciou a sua era mais vitoriosa. Com o crescimento do clube, o velho estádio do Barro Preto já não comportava mais a grandeza da torcida do Cruzeiro. Com a inauguração do Gigante da Pampulha, o Cruzeiro passou a mandar seus jogos no estádio e lá o Cruzeiro viveu momentos memoráveis e conquistou alguns dos seus principais títulos. Hoje o Mineirão é o lugar mais lembrado quando se fala em Cruzeiro, segundo pesquisa feita com os torcedores em 2023.
AEROPORTO DA PAMPULHA: O aeroporto da Pampulha foi o primeiro grande aeroporto da região metropolitana de Belo Horizonte. Inaugurado no início da década de 1930, hoje o aeroporto da Pampulha perdeu bastante movimento desde que os principais voos para Belo Horizonte passaram a se concentrar em Confins. Porém, foi no aeroporto da Pampulha que a torcida recebeu os jogadores do Cruzeiro após os seus dois primeiros grandes títulos: a Taça Brasil de 1966, quando o time venceu o Santos em São Paulo, e a Copa Libertadores de 1976, quando o Cruzeiro conquistou a América ao derrotar o River Plate em Santiago, no Chile. Em várias outras ocasiões, a torcida celeste foi ao aeroporto da Pampulha buscar o time campeão ou grandes contratações do clube.
PRAÇA SETE: Se o Mineirão foi o palco de grandes momentos da história do Cruzeiro, a Praça Sete foi o destino dos torcedores para comemorar cada um destes momentos do time. Situada no coração de Belo Horizonte, a Praça Sete recebeu os torcedores do Cruzeiro em diversos títulos. Seja após conquistas estaduais, nacionais e internacionais, o torcedor cruzeirense sempre fez a sua festa e recebeu o desfile dos campeões na principal praça da capital.
Muitos outros lugares da capital mineira fizeram parte da história do Cruzeiro. A história de Belo Horizonte se mistura com a do Cruzeiro, afinal a diferença de idade dos dois é pequena (apenas 24 anos). Belo Horizonte cresceu e se tornou uma das principais cidades do país, assim como o Cruzeiro cresceu junto com a cidade e se tornou uma das grandes forças esportivas do Brasil.
Fonte: Cruzeiro Esporte Clube
*****
PRAÇA SETE: No terceiro andar do Banco Pelotense, onde hoje está o Cine Brasil, foi instalada a primeira sede social do Cruzeiro. Ali se realizavam bailes animados por orquestras de jazz nos anos 1920.
.
BARRO PRETO: Nos fundos da Casa Ranieri (material esportivo) realizaram-se as primeiras reuniões de jovens italianos que trabalhavam na construção civil, em marcenarias, madeireiras e casa comerciais para tomar a decisão de fundar um clube de futebol para italianos e seus descendentes.
.
SANTA TEREZINHA: Bairro às margens da Lagoa da Pampulha, onde o presidente Felício Brandi comprou um sítio para instalar a Tocada Raposa, inaugurada em 1973.
.
SANTA AMÉLIA: Bairro na região da Pampulha onde se situa a Sede Campestre. O terreno foi doado pelo engenheiro gaúcho e ex-prefeito de Belo Horizonte Américo Renê Giannetti. O objetivo era a construção de um estádio. A doação caducou, mas o presidente Manoel de Carvalho conseguiu reativá-la com sucessores de Giannetti. As obras iniciaram-se no final dos anos 50 e foram concluídas no início dos anos 60.
.
ENSEADA DAS GARÇAS: Bairro onde o presidente Zezé Perrela construiu a Toca da Raposa II, centro de treinamentos do elenco profissional.
.
PRAÇA RAUL SOARES: Onde se localizava o famoso Casarão do Barro Preto, concentração do elenco profissional entre os anos 40 e 60.
.
CONJUNTO DO IAPI: Na parte interna do conjunto estava o campo do Industriários, onde surgiu para o futebol Tostão, o maior jogador da história do futebol mineiro.
.
PRAÇA RIO BRANCO: Onde se situava o Hotel Imperador, que serviu de concentração para o time de futebol no fim dos anos 50. Localizado na região boêmia da cidade, facilitava as escapadas dos atletas notívagos
Cruzeiro único time mineiro 100% belohorizontino as "Fangas" tem CT em Vespasiano enquanto o "Melequinha" tem o seu CT em Contagem (Divisa de BH e Contagem)
se for verdade mesmo soteldo de um lado, dudu do outro e gabigol no meio, me agrada bastante. mas ainda falta laterais e mais um meia de grande qualidade.
MÉDIAS DE PAGANTES EM 2024
.
Flamengo 51.644
São Paulo 44.088
Corinthians 42.693
Bahia 34.214
CruzeiroM32.890
Atlético- 31.962
Fluminense 31.699
Palmeiras 30.490
Fortaleza 30.221
Internacional 29.526
Paranaense 28.310
Ceará 25.769
Botafogo 22.467
Grêmio 22.002
Vasco 21.686
Vitória 20.391
Sport 17.334
Santos 14.387
Remo 14.030
Coritiba 13.620
Paysandu 12.855
Criciúma 12.748
Juventude 8.654
Nova Iguaçu 17.571
Náutico 6.827
Goianiense 6.462
América- Natal 6.171
Maringá 6.136
Figueirense5.624
Goiás 5.622
Fonte: Espião Estatístico
Bh como qualquer metrópole tem seus pros e contras. Morei lá uns 3 meses pra estudar, mas faltou juízo pra continuar. Parabéns aos moradores.
André Cury tentou destruir o Cruzeiro e hoje está de novo ganhando dinheiro com negociações do clube.