Brasil 2x1 Colômbia: Com uma bola des(vini)ada
- Jorge Angrisano Santana
- 20 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de mar.
O Brasil enfrentará a Colômbia nestE 20MAR25QUI21H45, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada dasEliminatórias da Copa do Mundo. As equipes, próximas na tabela de classificação, buscam a vitória para se aproximar da classificação para o Mundial.
As seleções vivem momentos distintos na competição. O Brasil, com dois empates e duas vitórias, tem uma invencibilidade de quatro partidas. Por sua vez, a Colômbia perdeu os dois últimos jogos do torneio.
Em caso de vitória, a equipe de Dorival Júnior passa a Colômbia na tabela. Atualmente, o Brasil está na 5ª colocação com 18 pontos, enquanto a Colômbia é a 4ª colocada com 19. A liderança é da Argentina, próxima adversária do Brasil, com 25 pontos.
Os seis primeiros garantem vaga direta para a disputa da próxima Copa do Mundo. A seleção que ficar na 7ª colocação disputará uma repescagem.
Dorival Júnior havia convocado o atacante Neymar. O jogador do ao Santos, vinha acumulando minutos pela equipe até sentir uma lesão muscular na coxa esquerda. Sem o camisa 10, Dorival recorreu ao jovem Endrick, do Real Madrid-ESP. Ederson (Manchester City) e Danilo (Flamengo) também foram cortados e deram lugar a Lucas Perri (Lyon-FRA) e Alex Sandro (Flamengo).
O Brasil se prepara com atividades em campo desde a segunda-feira (17). Dorival Júnior tem uma dúvida para montar o ataque. Serão quatro jogadores no setor ofensivo: Vini Jr, Raphinha e Rodrygo vão compor o ataque. A última vaga do setor é disputada por Savinho e João Pedro.
*****
O JOGO... Dorival escalou uma equipe ofensiva, com João Pedro no comando de ataque, ao lado de Vinícius Júnior, Rodrygo e Raphinha. Esperava-se que, dessa forma, a Seleção Brasileira apresentasse um alto volume de jogo, o que não aconteceu. O Brasil marcou o primeiro, mas não conseguiu dominar a Colômbia, que empatou no fim do primeiro tempo. Na etapa final, a Amarelinha tentou emplacar uma pressão e até levou perigo ao goleiro Vargas, mas não mudou o panorama da noite.
GOL DO BRASIL... Os comandados de Dorival Júnior abriram o placar cedo e animaram os torcedores na capital federal. Aos cinco minutos, Vinícius Júnior foi derrubado na grande área, e a arbitragem assinalou penalidade máxima. Com categoria, Raphinha converteu a cobrança e fez 1 a 0.
O primeiro tempo apresentou más notícias para a equipe verde-amarela. Isso porque Bruno Guimarães e Gabriel Magalhães receberam cartões amarelos e cumprirão suspensões contra a Argentina, na próxima rodada. Para piorar, Gerson deixou o jogo em lágrimas após acusar lesão.
GOL DA COLÔMBIA. Joelinton, que entrou no lugar do meio-campista do Flamengo, falhou no gol adversário. Aos 41, o meio-campista do Newcastle se enrolou com a bola na intermediária. Os colombianos aproveitaram, roubaram a posse e marcaram com Luis Díaz.
A atuação pouco convincente da Seleção Brasileira fez a torcida perder a paciência já no intervalo. A equipe saiu vaiada após os primeiros 45 minutos de jogo.
Alisson substituído. O goleiro brasileiro teve um choque de cabeça com Davinson Sanchez, da Colômbia. Ambos caíram no gramado e geraram preocupação de companheiros e torcedores. Com a situação, Alisson precisou ser substituído e deu lugar a Bento, aos 33 minutos do segundo tempo.
GOL DA VITÓRIA... Nos acréscimos do segundo tempo, o melhor jogador do mundo entrou em ação para salvar a seleção pentacampeã mundial. Aos 54, Vinícius Júnior acertou um belo chute e garantiu a vitória. (ITATIAIA)
*****
BRASIL 2x1 COLÔMBIA, 20MAR25QUI21H45, Mané Garrincha, Brasília, 13ª rodada dasEliminatórias da Copa do Mundo.
TEMPO limpo, temperatura 23º, vento 10 Km/h, umidade 60%.
TRANSMISSÃO: Globo e Sportv.
PÚBLICO: 70.027.
ARBITRAGEM: Alexis Herrera, Jorge Urrego, Tulio Moreno. VAR: Juan Soto (Venezuela)
AMARELOS: Bruno Guimarães, Gabriel Magalhães Richard RíoS.
GOLS: Raphinha, 6 (pênalti); Diaz, 41; Vini, 99.
BRASIL: Alisson (Bento), Vanderson (Wesley), Marquinhos, Gabriel Magalhães, Arana; Bruno Guimarães (André), Gerson (Joelinton); Raphinha, Vinícius Júnior (Leo Ortiz), Rodrygo (Savinho), João Pedro (Matheus Cunha). T: Dorival Júnior.
COLÔMBIA: Vargas; Daniel Muñoz, Davinson Sánchez (Carlos Cuesta), Lucumí, Mojica; Lerma, Richard Ríos; Jhon Arias (Jorge Carrascal), James Rodríguez (Kevin Castaño), Luis Díaz; Córdoba (Rafael Borre). T: Néstor Lorenzo.
RONALDO NAZÁRIO “Ainda sou (flamenguista). Estou bem dividido por Flamengo, Corinthians… Tem uma parte do Cruzeiro, que eu tenho um carinho gigante. Foi muito bacana devolver a dignidade deles. O clube estava completamente abandonado, completamente perdido, sem rumo, sem direção, com uma dívida de R$ 1,2 bilhão. Ninguém queria aquele projeto; Foi oferecido para todo mundo. O Pedro Mesquita me liga e fala: ‘Estou com um negócio aqui. Vamos conversar’. E eu: ‘Pegar o Cruzeiro, comprar, ficar para mim? Como assim? De graça?’. Começamos a ver as coisas e me passaram um raio-x superficial. Depois de velho, ainda irresponsável. Assumi no CPF uma dívida de R$ 1,2 bilhão”,
O meia-atacante Matheus Pereira será desfalque do Cruzeiro no amistoso com o Red Bull Bragantino. A partida entre mineiros e paulistas será realizada neste sábado (22), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O camisa 10 trabalhou normalmente durante a semana na Toca II e não tem nenhum tipo de lesão. No entanto, segundo apuração da Itatiaia, o jogador não viajou com a delegação celeste para o interior de São Paulo, pela proximidade do nascimento do seu primeiro filho.
Talita, esposa de Matheus Pereira, está grávida de um menino. O filho do casal se chamará Theo e pode nascer a qualquer momento.
A partida amistosa entre Bragantino e Cruzeiro será o último teste do técnico…
ARBITRAGEM dee Bragantino x Cruzeiro: . Murilo Tarrega Victor, Emanoel Turbiani Silva, Giovanni Crescencio, Guilherme Francisco Maciel d Rosário , Denis Matheus Afonso Ferreira (SP)
A Seleção tem folga nesta sexta-feira, data em que a Argentina enfrenta o Uruguai, fora de casa. O Brasil volta a treinar no sábado, em Brasília. O grupo embarca para Buenos Aires na véspera da partida. Com a vitória sobre a Colômbia, na última quinta, o Brasil subiu para a segunda colocação das Eliminatórias, com 21 pontos, quatro a menos do que a Argentina.
CONVOCADOS
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Lucas Perri (Lyon) , Weverton (Palmeiras);
Laterais: Alex Sandro (Flamengo), Arana (Atlético), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
Beques: : Beraldo (PSG), Léo (Flamengo), Marquinhos (PSG), Murillo (Nottingham Forest),
Meio-campistas: Andr é (Wolverhampton), Ederson (Atalanta), João Gomes (Wolverhampton), (Flamengo), Joelinton (Newcastle), Matheus Cunha (Wolverhampton);
Atacantes: Estêvão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City), Vini Jr (Real Madrid), Endrick (Real Madrid).