Brasil 1x1 Venezuela: bloqueado
- Jorge Angrisano Santana
- 12 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2024
BRASIL x VENEZUELA 12out23qui21h30 (horário de Brasília), Arena Pantanal, Cuiabá, 3ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.
TEMPO limpo, temperatura 27º, vento 5 Km/h, umidade 66%.
CLASSIFICAÇÃO: Brasil é o 1º, com 6 pontos; Venezuela, 5º, com 3.
RANKING da FIFA: Brasil é o 3º, Venezuela, 53º.
TRANSMISSÃO: Globo, narração de Luis Roberto Tapanacara, comentários Ricardinho e Roger Flores; Sportv, narração de Luiz Carlos Jr, comentários de Ana Thais Matos e Grafite.
HISTÓRICO: 28 jogos, Brasil venceu 24, empatou 3, perdeu 1. No último confronto, o Brasil venceu por 3-1 fora de casa.
SITUAÇÃO: a América do Sul tem direito a seis vagas no Mundial, mais uma possível via repescagem.
BRASIL: vem de duas vitórias: 5-0 contra a Bolívia e 1-0 contra o Peru. O técnico Fernando Diniz fará duas modificações em seu time: Lodi por Arana na lateral esquerda e Raphinha por Vini no ataque. Ele só deu dois treinos com bola antes dessa partida. O adversário deverá ser bastante defensivo, apostando em contra-ataques.
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Arana; Casemiro, Bruno Guimarães, Neymar; Rodrygo, Richarlison, Vinificadora Jr. T: Fernando Diniz.
AUSENTES: Caio Henrique, Raphinha, Lodi, Vanderson (lesionados).
PENDURADOS: Neymar, Bruno Guimarães.
VENEZUELA: Vem de uma derrota por 1-0 contra a Colômbia e uma vitória por 1-0 contra o Paraguai. O técnico Fernando Batista preparou sua equipe para tentar uma inédita vitória sobre o Brasil nas Eliminatórias. Até hoje, a Vinotinto perdeu 17 e empatou 1 jogo contra a Canarinho. O time se preparou em São Paulo antes de viajar para Cuiabá. A Venezuela tem nomes conhecidos dos brasileiros, como Soteldo e Rincón, que jogam no Santos. O atacante Salomón Rondón, do River Plate, é um dos destaques. Por opção técnica, não foi convocado o promissor atacante Alejandro Marques, de 23 anos, que passou pelas bases da Juventus e do Barcelona, e atualmente está no Estoril.
VENEZUELA: Romo; Alexander González, Osorio, Wilker Angel, Navarro (Rosales); Rincón, Herrera, Brujo Martínez; Machis, Soteldo, Rondón. T: Fernando Batista.
AUSENTES: Jesús Bueno (lesionado).
PENDURADOS: Alexander González, Sosa, José Martínez.
ARBITRAGEM: Kevin Ortega, Michael Orue, Jesus Sanchez, Roberto Perez (Peru). VAR: Carlos Orbe (Equador)
*****
O Brasil empatou com a Venezuela por 1-1 e caiu para a segunda posição das Eliminatórias com sete pontos, dois a menos do que a Argentina. Os venezuelanos ocupam o sexto lugar, com quatro pontos.
RELEVANTE: 1. Neymar canetou Herrera e levou pancada de Rincón. 2. Brasil concentrou o jogo pela esquerda, com Vini, Rodrygo, Neymar e Arana. O lado direito ficou deserto e a Venezuela encaixou a marcação, levando 0 a 0 para o vestiário. 3. O Brasil abriu o placar aos 47. Neymar cobrou corner na esquerda, Magalhães marcou e cabeça. 4. Venezuela empatou aos 84. Savarino cruzou da direita e Bello arrematou de voleio. 5. Brasil teve 70% de posse, mas não teve competência para furar o bloqueio defensivo adversário.
PRIMEIRO TEMPO: Jogando preferencialmente pela esquerda, o Brasil foi dominante, mas criou poucas oportunidades de gol. A Venezuela, além de competente na defesa, deu algumas estocadas em contrataques.
SEGUNDO TEMPO: O Brasil abriu o placar logo de cara, após cobrança de escanteio. A Venezuela, apesar do gol sofrido, não se desorganizou. Manteve o esquema defensivo e continuou apostando em lances esporádicos de ataque. Num deles, aos 84, conseguiu o empate. Nos 15 minutos finais, a Vinotinto aumentou o bloqueio defensivo e abusou do cai-cai para crer o ímpeto ofensivo brasileiro. Deu certo e o ponto conquistado foi comemorado pelos visitantes, embora ainda não tenha sido desta vez que eles tenham conseguido uma vitória contra o Brasil elas eliminatórias.
SEQUÊNCIA: Na terça, 17, às 21h o Brasil enfrentará o Uruguai em Montevidéu. No mesmo dia, às 18h, a Venezuela jogará contra o Chile em Caracas.
*****
BRASIL 1x1 VENEZUELA 12out23qui21h30 (horário de Brasília), Arena Pantanal, Cuiabá, 3ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. TEMPO limpo, temperatura 27º, vento 5 Km/h, umidade 66%. TRANSMISSÃO: Globo, Sportv. PÚBLICO: 40.020 espectadores, R$12.745.969. ARBITRAGEM: Kevin Ortega, Michael Orue, Jesus Sanchez, Roberto Perez (Peru). VAR: Carlos Orbe (Equador). AMARELOS: André, Richarlison, Rincón, Herrera. GOLS: Magalhães (47); Bello (84). BRASIL: Ederson; Danilo (Yan Couto, 41), Marquinhos, Gabriel Magalhães, Arana; Casemiro (André, 78), Bruno Guimarães (Gerson, 78), Neymar; Rodrygo, Richarlison (Gabriel Jesus, 58), Vini Jr (Matheus Cunha, 78). T: Fernando Diniz. VENEZUELA: Romo; González, Osorio, Ángel, Makoun; Herrera (Cáceres, 46), Rincón (Moreno, 66), Sosa (Bello, 78), Machís (Soteldo, 58); Córdova (Savarino, 46), Rondón. T: Fernando Batista.
FRESCURAS DE BOLEIROS... DEU NO GE =.. O Cruzeiro vai atuar na Arena Pantanal, no próximo sábado, diante do Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. Na última quinta-feira, o principal estádio de Mato Grosso recebeu jogo da Seleção contra a Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.O estado do gramado recebeu críticas por parte da Seleção. O Cruzeiro não terá contato com o gramado antes do dia da partida pelo Brasileiro. O volante Casimiro, do Manchester United (Inglaterra), falou sobre as condições do gramado da Arena Pantanal e também sobre o calor. Durante a partida das Eliminatórias, a temperatura estava em 30 graus.
- O campo não é o que estamos acostumados. O calor aqui não estamos acostumados. Se pudesse escolher campos…
EM MONTEVIDÉU... A seleção brasileira desembarcou na noite dessa sexta-feira em Montevidéu, capital do Uruguai. Na terça, às 21h (de Brasília), enfrenta os donos da casa, no estádio Centenário, em duelo da quarta rodada das Eliminatórias. Na chegada ao hotel, Vini Jr e Rodrygo atenderam aos fãs que estavam no local. Na capital uruguaia, o técnico Fernando Diniz comandará três treinamentos.
O Brasil terá pelo menos uma mudança na escalação em relação ao empate em 1 a 1 com a Venezuela, na última quinta. O lateral-direito Danilo, com uma lesão na coxa esquerda, foi cortado e deu lugar a Emerson Royal, do Tottenham, da Inglaterra. Ele disputa posição com Yan Couto, que atua no Girona, da Espanha. A Seleção perdeu…
Walterson Almeida: Eu não entendo esta marcação. Aos 47 minutos do segundo tempo é aos 2 minutos de jogo do segundo tempo. Mas, e a prorrogação do primeiro tempo, não conta?
.
JAS: 47 do primeiro tempo é 45+2. A notação do tempo contínuo simplifica o registro, reduzindo o número de caracteres.
DUAS ESPERANÇAS... O Cruzeiro fez contratações de maior repercussão na janela de inverno do futebol brasileiro. As principais foram o meia Matheus Pereira e o atacante Arthur Gomes, ambos vindos do exterior. A dupla tem a chance de alcançar o protagonismo esperado pela torcida cruzeirense agora nesta fase crítica e final do Brasileiro.
A grande expectativa da torcida é se Matheus Pereira será relacionado, nesta sexta-feira, para o jogo contra o Cuiabá, sábado, às 21h (de Brasília). O jogador teve constatadas lesões nos ligamentos cruzado posterior e colateral medial do joelho esquerdo no começo de agosto, após se machucar
Era apenas o segundo jogo de Matheus Pereira pelo Cruzeiro. Tinha estreado na rodada anterior diante do Athletico-PR.] O jogador está…
O Brasil empatou em 1 a 1 com a Venezuela, nesta quinta-feira (12), na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois de abrir o placar com Gabriel Magalhães, os brasileiros sofreram um golaço de bicicleta de Bello, no fim do jogo.
Com o resultado, a Seleção cai para a segunda posição das Eliminatórias com sete pontos, dois a menos do que a Argentina. Já os venezuelanos ocupam o sexto lugar, com quatro pontos.
CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO
CANETA E PANCADA! O jogo começou com algumas jogadas plásticas do ataque do Brasil, principalmente com Neymar, que deu uma caneta em Herrera e iniciou o embate individual com o venezuelano …