Cruzeiro 2/5x1/4 Boca Juniors: de volta ao mundo
- Jorge Angrisano Santana
- 22 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2024
CRUZEIRO x BOCA JUNIORS, 22ago24qui21h30, Mineirão, Belo Horizonte, volta das oitavas de final da Copa Sul Americana 2024.
.
TEMPO: limpo, Temperatura: 21º, Vento: 10Km/h, Umidade: 50%.
.
TRANSMISSÃO: Paramount (Leandro Bollis e Marília Ruiz.)
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro terminou em primeiro lugar em seu grupo; Boca Juniors foi o segundo no seu e passou, na repescagem, pelo Del Valle (0x0, 1x0).
.
RANKING DA CONMEBOL: Cruzeiro é o 32º; Boca, o
.
ARBITRAGEM: Wilmar Roldan, Jhon A. Leon, John Galego. VAR: Juan Lara (Colômbia).
.
SITUAÇÃO: Boca venceu o jogo de ida por 1 a 0, em Buenos Aires. Por isso, tem a vantagem do empate para se classificar. Cruzeiro precisa vencer por mais de um gol de diferença para se classificar. Se vencer por apenas um gol de vantagem, a vaga vai ser definida nos pênaltis. O classificado enfrenta o vencedor do confronto entre dois times paraguaios, Sportivo Ameliano e Libertad.
.
CRUZEIRO, 7º lugar no Campeonato Brasileiro, saltou da fase de grupos para as oitavas da Sul Americana sem repescagem. O técnico Fernando Seabra terá Barreal no banco, depois de o jogador deixar o jogo contra o Vitória com incômodo no tornozelo. No meio-campo, ele escalará dois volantes de contenção, Wallace e Romero, e dois jogadores de criação, Matheus Henrique e Pereira. No ataque, os escolhidos são os argentinos Dinenno e Lautaro.
.
CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Marlon; Walace, Romero, Matheus Henrique; Pereira; Dinenno, Lautaro. T: Fernando Seabra.
.
BANCO: Anderson, Gasolina, Villalba, Kaiki, Ramiro, Japa, Lucas Silva, Vitinho, Vital, Gomes, Barreal. Anderson; Wesley Gasolina, Lucas Villalba, Lucas Silva, Ramiro, Vitinho, Japa e Mateus Vital.
.
AUSENTES: Rafa Silva e Veron (lesionados); Jonathan Jesus e Peralta (não inscritos)
PENDURADOS: ninguém.
.
BOCA, 8º no Campeonato Argentino, precisou passar pela repescagem para chegar às oitavas da Sul Americana. O time vem de vitória por 3x2 no clássico com o San Lorenzo, no último domingo. O técnico Diego Martínez não poderá escalar Cavani, com dores na panturrilha. Milton Giménez será o substituto. Marcos Rojo volta a ser titular junto de Lema na zaga. A dúvida é se Medel entra na zaga para formar uma linha defensiva de cinco, ou se entra Martegani, mais criativo, destaque no jogo de ida.
.
BOCA: Sergio Romero; Luis Advíncula, Cristian Lema, Marcos Rojo, Lautaro Blanco; Gary Medel (Agustín Martegani), Cristian Medina, Pol Fernández, Kevin Zenón; Miguel Merentiel, Milton Giménez. T: Diego Martínez.
.
BANCO: Brey, Figal, Rojo, Saracchi, Molas, Mendia, Belmonte, Martegani, Zeballos, Ceballos, Aguirre, Janson. Banco de reservas: Leandro Brey, Exequiel Zeballos, Juan Ramírez, Lucas Janson, Lautaro Di Lollo, Brian Aguirre, Jabes Saralegui e Julian Ceballos.
.
AUSENTES: Cavani (lesionado)
.
PENDURADOS: ninguém.
*****
O JOGO... Aos 19 segundos, Wilmar Roldan expulsou o lateral-direito Advíncula, do Boca, por um pisão no tornozelo do volante Romero. O argentino do Cruzeiro ficou caído no gramado e precisou ser atendido pelos médicos. Aos 6, Zé Ivaldo cruzou na área e, de peixinho, Dinenno cabeceou cruzado para defesa de Sergio Romero.
Com um a mais, o Cruzeiro apertou a saída de bola do Boca e funcionou. Lautaro fez o desarme, passou para Matheus Pereira, que chutou forte e Romero espalmou. No rebote, Matheus Henrique balançou as redes e explodiu o Mineirão, aos 8 minuto. Aos 17, em cobrança de escanteio de Pereira, João Marcelo subiu mais alto que a zaga do Boca e cabeceou com perigo, mas para fora. Aos 18, o Boca chegou com perigo pela primeira vez. Em um vacilo de Zé Ivaldo, que dominou errado, Zenón carregou a bola de frente para o gol de Cássio, mas isolou!
Aos 20, após cobrança de escanteio pelo lado direito de ataque, a defesa do Boca cortou mal e, na sobra, Walace empurrou para o fundo do gol de Romero! Aos 29, após um erro na saída de bola do Cruzeiro, Milton Giménez, centroavante do Boca, girou em cima de João Marcelo, cortou para fora e chutou cruzado com muito perigo. A bola passou raspando o poste direito.
Aos 43, William cruzou com perfeição e, de voleio, Lautaro emendou um chutaço nao poste esquerdo. o! O goleiro do Boca tocou na bola e ela quase foi parar no fundo do gol Aos 47, depois de uma dividida de cabeça, Giménez pegou de canhota dentro da área e descontou para o Boca. Com o gol, os argentinos empataram o placar agregado: 2x2 Na saída de bola após o gol xeneize, Matheus Pereira lançou Kaiki em profundidade. O lateral invadiu a área e chutou por cima da meta de Romero!
Aos 61, Pereira tentou um chute forte, com perigo, mas a bola passou ao lado do gol de Romero2O lance levantou a torcida do Cruzeiro! Aos 68, Medina avançou pelo lado esquerdo e cruzou para Milton Giménez. O camisa 9 se antecipou à zaga do Cruzeiro e quase deixou tudo igual. Aos 82, Pereira tentou encobrir Romero e a bola bateu no travessão. Seria um golaço! Nos acréscimos, Saracchi aproveitou um erro defensivo de Matheus Henrique e foi para dentro da área. Cássio abafou o lateral-esquerdo do Boca, que tocou para trás e Merentiel bateu. O gol estava certo, até que João Marcelo cortou em cima da linha.
Cruzeiro classificado! Com cobranças praticamente perfeitas, Cruzeiro e Boca decidiram a vaga nos pênaltis. Na última batida, Merentiel isolou e o time celeste passou de fase: 5 a 4!
William (Cruzeiro 1x0) Rojo (Boca 1x1) Matheus Henrique (Cruzeiro 2x1) Lema (Boca 2x2) Marlon (Cruzeiro 3x2) Lautaro Blanco (Boca 3x3) Dinenno (Cruzeiro 4x3) Figal (Boca 4x4) Barreal (Cruzeiro 5x4) Merentiel isolou! (Cruzeiro 5x4)
*****
CRUZEIRO 2x1 BOCA JUNIORS (Pênaltis: Cruzeiro 5x4), 22ago24qui21h30, Mineirão, Belo Horizonte, volta das oitavas de final da Copa Sul Americana 2024. TEMPO: limpo, temperatura: 21º, vento: 10Km/h, umidade: 50%. TRANSMISSÃO: Paramount (Leandro Bollis e Marília Ruiz.). PÚBLICO: 58.323; R$4.596.569. ARBITRAGEM: Wilmar Roldan, Jhon Leon, John Galego. VAR: Juan Lara (Colômbia). AMARELOS: Blanco, Fernández, Zenón, Giménez, Zé Ivaldo, Pereira, Matheus. VERMELHO: Advíncula, 19seg. GOLS: Matheus Henrique, 8; Walace, 20; Giménez, 45+2. PÊNALTIS: William (C 1x0), Rojo (B 1x1), Matheus (C 2x1), Lema (B 2x2), Marlon (C 3x2), Blanco (B 3x3), Dinenno (C 4x3), Figal (B 4x4), Barreal (C 5x4), Merentiel (C 5x4). CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Kaiki (Marlon); Romero (Barreal), Walace (Kaio Jorge), Matheus Henrique, Pereira; Lautaro (Gomes), Dinenno. T: Fernando Seabra. BOCA: Romero; Advíncula, Lema, Rojo, Blanco; Pol Fernández (Belmonte), Medina, Martegani (Figal), Zenón (Medel); Merentiel, Giménez (Saracchi). T: Diego Martínez.
.
HISTÓRICO: 18 jogos, Cruzeiro venceu 7, empatou 4, perdeu 7, marcou 19 gols, sofreu 18.
CARRASCO... Ao derrotar a equipe xeneize no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro chegou a 42 vitórias contra argentinos em competições oficiais. Para se ter uma noção do feito celeste, Flamengo, Grêmio e São Paulo dividem a vice-liderança no quesito, com 31 triunfos cada em duelos com os “hermanos”. Para esta matéria, foram utilizados os números da plataforma “Ogol”, levando em consideração apenas partidas por competições oficiais. A fonte é a mesma para os dados coletados para todos os clubes. Tratado pela imprensa argentina como “La Bestia Negra” (A Fera Negra, em espanhol), o Cruzeiro é o clube brasileiro com mais partidas oficiais disputadas contra argentinos. Ao todo, já foram 90 embates. O Tricolor Paulista é o segundo com mais duelo…
AGUERO. ex-jogador argentino, comentou a classificação do Cruzeiro às quartas de final da Copa Sul-Americana. O astro, ex-Independiente-ARG, Atlético de Madrid-ESP, Manchester City-ING e Barcelona-ESP, no seu canal oficial em uma plataforma de transmissões ao vivo, analisou o tropeço do Boca Juniors, equipe eliminada do torneio continental.
.
Ao lado de um amigo, Kun Agüero analisou os lances importantes do duelo de volta das oitavas de final entre brasileiros e argentinos, no Mineirão. Ele também comentou pênalti a pênalti a decisão da partid
.
Analisando a cobrança de William, que abriu a sequência de penais pelo Cruzeiro, o ex-jogador comparou o estilo da batida do lateral com a forma que Neymar executa os pênaltis.
.
No lance, William olhou para…
O delay da Paramount é de minutos e não é em relação ao rádio. Pode ser que eles tenham sinal disponível via cabo em serviço de TV por assinatura e por isso os bares estão minutos à frente. Via internet (streaming) não faz sentido algum pagar por esta M E R D A.
Pvc disse ao danilo gentili que a conmebol vai fazer de tudo pra atrapalhar o dominio brasileiro na Sul América. O experiente Vilmar Roldan não entrou entrou nessa e expulsou Advincula num lance onde um amarelo talvez caberia melhor.
Veja a lista de convocados
Goleiros
Bento (Al-Nassr-Arábia Saudita)
Ederson (Manchester City-ING)
Alisson (Liverpool-ING)
Laterais
Danilo (Juventus-ITA)
Yan Couto (Borussia Dortmund-ALE)
Guilherme Arana (Atlético)
Wendell (Porto-POR)
Zagueiros
Beraldo (PSG-FRA)
Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
Marquinhos (PSG-FRA)
Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas
André (Fluminense)
Gerson (Flamengo)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Lucas Paquetá (West-Ham-ING)
João Gomes (Wolverhampton-ING)
Atacantes
Endrick (Real Madrid-ESP)
Pedro (Flamengo)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Estêvão (Palmeiras)
Savinho (Manchester City-ING)
Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
Luiz Henrique (Botafogo)