Cruzeiro 1x2 Palmeiras: Diniz está virandoperdedor
- Jorge Angrisano Santana
- 4 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de dez. de 2024
CRUZEIRO x PALMEIRAS, 04dez24qua21h30, Mineirão, Belo Horizonte, 37ª rodada Brasileiro 2024.
.
TEMPO chuvoso, temperatura 22º, vento 6 Km/h, umidade 93%.
.
TRANSMISSÃO: Globo, Sportv, Premiere, narração, Gustavo Villani comentários Fábio Jr e Alexandre Lozetti.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 9º, com 49 pontos; Palmeiras é o 2º, com 70.
.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 17º, com 8.330 pontos; Palmeiras é o 2º, com.
.
ARBITRAGEM: Anderson Daronco (FIFA/RS), Rafael Silva Alves (FIFA/RS), Eduardo Goncalves Cruz (MASTER/MS). VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA).
.
PÚBLICO está impedido pela CBF de assistir ao jogo in loco.
.
SITUAÇÃO. Segundo a UFMG, o Cruzeiro tem 28% de chances de se classificar para a Libertadores de 2025. O time ocupa a nona posição na tabela, com 49 pontos, fora do grupo que garante a vaga. O Palmeiras tem 22% de chances de título. O Alviverde ocupa a segunda colocação, com 70 pontos, três a menos do que o líder Botafogo, e não depende só de si para campeonar. Para voltar à liderança, o Verdão precisa vencer o Cruzeiro e torcer por um tropeço do Alvinegro contra o Internacional, nesta quarta, no Beira-Rio.
.
CRUZEIRO. O técnico Fernando Diniz fará duas mudanças obrigatória no time devido às suspensões de Romero e Barreal. Outros problemas são o volante Walace e o atacante Veron, que não enfrentaram o Bragantino, poupados por cansaço muscular. Ambos ainda são dúvidas para o duelo desta quarta.
.
Cruzeiro: Cássio; William, Z'Ivaldo, , João Marcelo, Marlon; Ramiro) Lucas Silva, Japa; Pereira, Lautaro, Veron. T: Fernando Diniz.
.
BANCO: Anderson, Aragão, Gasolina Weverton, Jonathan, Kaiki, Peralta, Vitinho, Tevis, Kenji.
AUSENTES: Wallace, Villalba, Kaio Jorge, Matheus Henrique, Dinenno, Rafa Silva (lesionados); Romero, Barreal (suspensos); Vital (amigdalite)
.
PENDURADOS: Cássio, Fernando Diniz, Villalba, Lucas Silva, Marlon, Peralta, Rafa Silva, Vitinho, Walace, Zé Ivaldo.
.
PALMEIRAS. O técnico Abel Ferreira tem dúvidas para definir a escalação do Palmeiras. Com desempenho abaixo e criticado pela torcida no Allianz Parque, Felipe Anderson seguiu como titular até a partida contra o Botafogo, quando foi substituído no intervalo. Flaco López entrou na vaga do meia-atacante. Contudo, Dudu é quem tem disputa direta com Felipe Anderson pelo lado esquerdo do campo. Flaco López concorre diretamente com Rony por uma vaga no time titular. O camisa 10 foi titular nos últimos três jogos, mas não anotou gols e tem sofrido contestações de torcedores nas redes sociais. López é o artilheiro do Palmeiras em 2024 — porém, também é criticado, especialmente pelos gols perdidos em partidas decisivas. O lateral-direito Marcos Rocha (expulso) e o zagueiro Gustavo Gómez (terceiro cartão amarelo) não jogam. Mayke e Murilo serão os substitutos.
.
PALMEIRAS: Weverton; Giai, Vitor Reis, Murilo, Vanderlan ; Moreno, Ríos, Veiga; Estêvão, López, Felipe Anderson. T: Abel Ferreira
.
BANCO: Lomba Rômulo Caio Paulista Zé Rafael Fabinho Gabriel Menino Dudu Mayke Rony Maurício Lázaro Naves
.
AUSENTES: Gómez, Rocha (suspensos); Bruno Rodrigues, Piquerez (lesionados)
.
PENDURADOS. Weverton, Murilo, Vitor Reis, Fabinho, Mauricio, Flaco López.
*****
O JOGO foi um passrio do Palmeiras do começo ao fim. Nos primeiros minutos, o time paulist alevou perigo com boas chances de Estêvão, Veiga e Felipe Anderson. Cássio precisou fazer ao menos duas boas defesas.
O Cruzeiro respondia nas saídas rápidas de contra-ataque. Sem ‘rifar’ a bola, a equipe celeste trocava passes com velocidade para fazer a transição. Lautaro saiu cara a cara com Weverton, mas parou no goleiro adversário.
O goleiro do Cruzeiro foi acionado mais uma vez. Aos 27, parou nova finalização de Felipe Anderson, de dentro da área. No lance seguinte, em nova saída rápida, Veron foi lançado e acertou a rede pelo lado de fora.
A partir daí, o alviverde subiu as linhas de marcação e pressionou o Cruzeiro. Foi assim que obrigou Cássio a fazer mais uma defesa, aos 36 . López roubou a bola no campo de ataque e cruzou rasteiro. Estêvão finalizou de primeira e o camisa 1 do Cruzeiro fez nova defesa.
O reinício do jogo foi marcado por mais um contra-ataque do Cruzeiro. Marlon interceptou passe de ]Moreno na intermediária e disparou para o campo de ataque. O camisa 3 foi até a entrada da área e cruzou. Pereira, de primeira, bateu rasteiro para inaugurar o marcador aos seis minutos: 1 a 0.
Atrás no placar, o Palmeiras repetiu a pressão realizada no primeiro tempo. López e Veiga levaram perigo ao gol celeste. Aos 60, o Palmeiras empatou Mauricio, que entrou em campo aos 58, recebeu passe de Richard Ríos. O camisa 18, livre na entrada da área, finalizou com força, viu a bola desviar na zaga celeste e morrer no fundo das redes para decretar o 1 a 1.
O Palmeiras não diminuiu o ritmo depois do empate e manteve a forte pressão no campo do Cruzeiro na saída de bola e tinha chances de virar a partida. Estêvão perdeu duas boas chances. Maurício também perdeu oportunidade de virar o placar.
Aos 87, Estêvão foi derrubado por Lucas Silva na entrada da área. A joia palmeirense bateu a falta com perfeição, no ângulo de Cássio, para marcar o 2 a 1. Em respeito ao Cruzeiro, seu ex-clube, o jovem atacante não comemorou e pediu desculpas em gesto com as mãos.
*****
CRUZEIRO x PALMEIRAS, 04dez24qua21h30, Mineirão, Belo Horizonte, 37ª rodada Brasileiro 2024.
TEMPO chuvoso, temperatura 22º, vento 6 Km/h, umidade 93%.
TRANSMISSÃO: Globo, Sportv, Premiere, narração, Gustavo Villani comentários Fábio Jr e Alexandre Lozetti.
PÚBLICO: Zero.
ARBITRAGEM: Anderson Daronco (FIFA/RS), Rafael Silva Alves (FIFA/RS), Eduardo Goncalves Cruz (MASTER/MS). VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA).
AMARELOS: Marlon, Zé Ivaldo, Vitor Reis.
GOLS: Pereira, 51; Maurício, 60; Estêvão, 89
CRUZEIRO: Cássio; William, João Marcelo, Zé Ivaldo, Marlon; Lucas Silva, Ramiro, Japa (Peralta), Pereira (Vitinho); Veron (Kenji), Lautaro (Tevis). T: Fernando Diniz.
PALMEIRAS: Weverton; Giay (Mayke), Vitor Reis, Murilo, Vanderlan (Caio Paulista); Aníbal Moreno (Gabriel Menino), Richard Ríos; Estêvão, Raphael Veiga (Lázaro) e Felipe Anderson (Maurício); López. T: Abel Ferreira
.
HISTÓRICO: 101 jogos, Cruzeiro venceu 35, empatou 29, perdeu 37, marcou 137 gols, sofreu 150
LIBERTA AINDA É POSSÍVEL.
Luis Castro tá pedindo 3 milhões? Caraca, o mercado tá inflacionado demais! Eu não pagaria esse valor insano nem pelo Ancelotti. Se Pedrinho seguir Mattos e entrar nessa de ficar correndo atrás de etiquetas, vai acabar voltando a capinar terreno na roça.
DINIZ dirigiu o time celeste em 14 jogos, obtendo, 2 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, com aproveitamento de 29%.
Luiz Castro jogou no União Leiria, O Elvas e Vierense. Treinou equipes de base do FC Porto, teve uma passagem pelo profissional dos Dragões e depois rumou para Ucraniana, onde ganhou um nacional treinando o Shaktar. Acho um currículo pobre pra quem tá pedindo 3 milhas
PRESSIONADO no Cruzeiro, Fernando Diniz não deve permanecer na Toca da Raposa II, , na próxima temporada. Segundo apuração da Itatiaia, são grandes as chances de o treinador se despedir do clube após o duelo com o Juventude, pela 38ª rodada do Brasileiro. A diretoria do Cruzeiro entende que a falta de resultados e o baixo aproveitamento de Diniz no cargo tornam quase insustentável a permanência do técnico. Contra o Juventude, o Cruzeiro terá que vencer e ainda “secar” o Bahia contra o já rebaixado Atlético-GO, na Fonte Nova, em Salvador, para conquistar a última vaga pra na Copa Libertadores de 2025. A meta é tratada como prioridade da gestão de Pedro Lourenço para a temporada seguinte.