Cruzeiro 1x0 Tombense: sem fome de gol
- Jorge Angrisano Santana
- 19 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jan.
CRUZEIRO x TOMBENSE, 19jan25dom20h, Mineirão (63000 lugares), Belo Horizonte, 1 rodada do Mineiro 2025.
TEMPO: limpo, temperatura 8º, vento 5Km/h, umidade 70%.
.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 19º, com 8.227 pontos; Tombense, o 40º, com 3.599..
.
TRANSMISSÃO: Premiere...
.
ARBITRAGEM: André Luiz Skettino Policarpo Bento, Guilherme Dias Camilo, Emílio Junio Nascimento : José Alfredo Filho. VAR: Wagner Reway
.
CRUZEIRO inicia o Estadual depois jogar o clássico com o Atlético-MG, pelo Torneio da Florida, na noite desse sábado, retornando ao Brasil logo após o apito final. Por isso, o técnico Fernando Diniz vai utilizar um time alternativo na estreia do Campeonato. A ideia é que o treinador utilize a equipe que atuou no segundo tempo contra o São Paulo, na última quarta-feira, nos Estados Unidos, havendo possibilidade também de mais minutos aos jovens Japa, Rodriguinho e Vitinho, que pouco atuaram na FC Series.
.
CRUZEIRO: Cássio; Fagner, Jonathan, Villalba, Kaiki; Walace, Lucas Silva e Christian; Marquinhos, Bolasie, Tevis. T: Fernando Diniz.
.
BANCO: Aragão, João Marcelo, Marlon, Romero, Peralta, Matheus Henrique, Lautaro, Eduardo, Vitinho, , Rodriguinho.
.
AUSENTES: Dinenno (lesionado), Kaio Jorge (fisioterapia).
.
TOMBENSE chega ao Estadual defendendo os postos de campeão do Mineiro do Interior e semifinalista do campeonato em 2024. O Alvirrubro, que também disputa a Copa do Brasil e a Série C do Brasileiro, tenta um bom início de ano para fazer uma temporada melhor em 2025. A diretoria do Alvirrubro apostou na sequência de Raul Cabral para 2025. A base da equipe é composta por remanescentes do ano passado, como os zagueiros Roger Carvalho e Rony. O time conta também com o atacante João Pedro, ex-Cruzeiro. No entanto, o jogador está fora da estreia justamente por ter sido emprestado pelo clube estrelado.
.
TOMBENSE: Vinícius; Júlio Henrique, Roger Carvalho, Rony e Dudu Mandai; João Vítor, Rickson, Cleiton; Jefferson Renan, Pedro Oliveira e Anderson Ligeiro T: Raul Cabral.
.
BANCO: Vinícius Dias Vinicius Baracioli Breno Roma Tarcísio João Vitor Albert Jupi Diego Fernandes Jefferson Renan
.
AUSENTE: João Pedro (emprestado pelo Cruzeiro)
*****
O JOGO teve uma etapa inicial de supremacia celeste. Logo no primeiro lance, Marquinhos levou perigo ao gol adversário. Pouco depois, Bolasie não conseguiu alcançar um cruzamento de Fagner dentro da área.
Na sequência, o próprio Fagner chutou de longa distância, forçando o goleiro do Tombense a fazer uma boa defesa. Aos 18, Tevis invadiu a área adversária, mas foi bloqueado por Matheus antes de finalizar. Pouco depois, Marquinhos finalizou, mas a dequeira do Carcará cortou a bola em cima da risca. Aos 34, Christian foi à linha de fundo pela direita e cruzou. Bolasie testou pra baixo e o goleiro Matheus não conseguiu impedir o gol. Cruzeiro 1x0.
.
No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu o ritmo, e o Tombense atacou mais. Aos 54, Rickson cabeceou, mas a bola passou por cima do travessão da baliza celeste. Em seguida, o goleiro cruzeirense fez uma excelente defesa em um chute perigoso de Lucas Santos, mas o lance foi anulado devido a uma falta do jogador do Tombense. Tevis tambémfinalizou de cabeça para uma boa defesa de Matheus. O Tombense seguia apostando em chutes de longa distância, sem sucesso. Pelo lado celeste, Lautaro e Vitinho tiveram boas chances de ampliar o marcador. Nos minutos finais, o atacante celeste Rodriguinho invadiu a área e chutou para uma defesa difícil de Matheus. Com a vitória, o Cruzeiro divide a liderança do Grupo C com o Villa Nova, que venceu o Democrata em Governador Valadares.
CRUZEIRO 1x 0 TOMBENSE, 19jan25dom20h, Mineirão (63000 lugares), Belo Horizonte, 1ª rodada do Mineiro 2025. TEMPO limpo, temperatura 22º, vento 5 Km/h, umidade 75%. TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: 16.492L R$431.593. ARBITRAGEM: André Luiz Skettino Policarpo Bento, Guilherme Dias Camilo, Emílio Junio Nascimento : José Alfredo Filho. VAR: Wagner Reway. (MG). AMARELOS: Lucas Santos, Albert. GOLS: Bolasie, 34 CRUZEIRO: Cássio; Fagner, Jonathan, Villalba, Kaiki; Walace (Peralta), Christian (Matheus Henrique), Lucas Silva (Lautaro); Bolasie (Rodriguinho), Marquinhos, Tevis (Vitinho); T: Fernando Diniz. TOMBENSE: Mateus; Júlio Henrique, Roger Carvalho (Breno Roma), Diego Guerra e Dudu Mandai; Lucas Santos (AlbertO), Rickson, Cleiton, Pedro Oliveira (Diego Fernandes); Douglas Coutinho (Jeferson Renan) ,Anderson Ligeiro (Joao Vitor); T: Raul Cabral
.
HISTÓRICO: 15 jogos, Cruzeiro venceu 9, empatou 4, perdeu 2, marcou 21 gols, sofreu 10;
MELHORES MOMENTOS https://www.youtube.com/watch?v=076N9wFusnU
Tombense apertou a saída de bola duas vezes. As duas roubou a bola. Quando pegar time duro, essa saída vai foder com a gente. Treinador fraco.
Gostei do primeiro tempo, o time conseguia chegar perto da área de maneira rápida e a saída de bola foi mais segura, pareceu melhor treinada (apesar que temos que considerar o nível técnico do adversário). Christian muito bem, bastante participativo nas fases defensiva e ofensiva, Wallace mostrou muita segurança na meiúca ao lado de Lucas Silva que foi regular. Destaco também a dupla de zaga, rápida para fazer as coberturas como pede o estilo de jogo do nosso treinador e iniciando as jogadas , como manda o manual do "zagueiro construtor", principalmente o Jonathan. Os laterais bem regulares, muito seguros na marcação (bem que o Kaiki poderia ter uma sequência de jogos). Tevis com personalidade, tentando as jogadas pela esquerda,…
A registrar, a morte do grande Léo Batista. Gerações novas jamais vão entender o tamanho desse sujeito e o quão importante foi pra minha . Pras novas ele foi um tio, vô, até bisavô, pra minha, exagerando claro, foi um irmão ou melhor amigo. É parte integrante da minha vida. Quando Cyd Morreira morreu ano passado conversei com uma amiga sobre quem tinha sobrado da velha e querida guarda da geração de ouro da tv, citei Léo Batista. Foram 92 anos produtivos trabalhando até o fim. Que vá em paz.
No jornalismo, esportivo ou não, sobrou apenas Sérgio Chapelin, agora, que pelo menos me lembre, o último grande remanescente dessa geração de gigantes.
Foi um bom primeiro tempo, no segundo, pregou. O time reserva joga melhor que o titular. Parece que Walace vai queimar a língua geral, outra boa partida dele que ainda está se adaptando ao futebol brasileiro, e que como supus talvez seja o mesmo caso de Marquinhos cuja partida tornei a não gostar. Christian mostrou um bom futebol, já Peralta não e até hoje não consegui entender o alto preço pago por ele já que na base temos jogador igual ou melhor. Tem que evoluir muito.
FERNANDO DINIZ: “Nesse momento, é o time que a gente vai iniciar a temporada. Um time de futebol nunca se fecha completamente. Enquanto você pode contratar, se tiver oportunidade pra reforçar, a gente vai estar com a porta aberta. O Valentin Gomez, de fato, é um jogador muito bom, interessante, a gente tem que pensar na frente, estou muito contente com o que a gente tem aqui pra tocar a temporada.”