Filme sobre a história do Cruzeiro é o vencedor do Cinefoot, maior festival de cinema de futebol nas Américas. Em busca da história do Cruzeiro” conta os primórdios do Palestra Italia, suas lutas, superações e a trajetória das primeiras décadas do Cruzeiro Esporte Clube
Filme produzido pelo Instituto Palestra Italia já foi visto por 58.000 pessoas
e homenageia torcedores e ex-jogadores palestrinos e cruzeirenses.
A história do time criado por sua própria torcida conquistou o público nacional. O filme “Em busca da história do Cruzeiro” conta os primórdios da criação da Società Sportiva Palestra Italia e as primeiras décadas da trajetória do Cruzeiro Esporte Clube, foi o grande vencedor do Cinefoot 2021, maior festival de cinema de futebol das Américas e único no Brasil. O anúncio foi feito na noite de quinta, 09Dez. A escolha foi por votação do Júri Popular em meio a nove produções do Brasil, Chile, Espanha, Argentina, México e Inglaterra, que disputavam a Monstra Competitiva de Longas Metragens.
“A programação do Cinefoot é rica, plural e caracterizada pela diversidade exatamente por abrigar os mais variados prismas da abordagem audiovisual sobre o futebol: as faces esportiva, humana, social, histórica e cultural. E ‘Em busca da história do Cruzeiro’ reuniu todos estes olhares, se transformando numa obra indispensável para quem ama o futebol, sendo ou não cruzeirense”, disse Antônio Leal, idealizador e diretor do Cinefoot.
Em Busca da História do Cruzeiro é um mergulho nos acervos e memórias do Palestra Italia / Cruzeiro Esporte Clube, fundado, em 1921, por operários, jogadores, todos imigrantes italianos que queriam ter um time para chamar de seu. O filme também marca o primeiro centenário da instituição, que se celebra neste ano. 2021.
Torcedores como a carismática palestrina Osetta Pieri, ídolos como Tostão e Dirceu Lopes, cronistas como Juca Kfoury e historiadores são os personagens que recontam, com revelações emocionantes e inéditas, a trajetória de superação de preconceitos e perseguições e as conquistas que transformaram o velho Palestra Itália no multicampeão Cruzeiro, maior clube de Minas Gerais.
A produção do filme contou com uma equipe de mais de 40 profissionais e colaboradores, gerando empregos diretos no setor do audiovisual e aportes para ações culturais do próprio Instituto Palestra Italia (Ipita). Teve a direção de Gustavo Nolasco e André Amparo.
A realização foi do Ipita e do Instituto Vivas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Não foi gasto nenhum recurso do Cruzeiro na produção do filme. O patrocínio foi da Construtora Uni, Grupo Sada, Nova Safra Food Service e Vilma Alimentos, além de uma dezena de torcedores cruzeirenses que doaram via dedução do imposto de renda de pessoa física.
Não assistiu ainda? O filme “Em busca da história do Cruzeiro” já foi visto por 58 mil pessoas. E continua disponível no canal do Cruzeiro no Youtube. Clique aqui para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=q67VTbH3tzo&t=172s
Está é a segunda vez que o Cruzeiro e sua torcida conquistam o Cinefoot. Em 2019, o clube e os cruzeirenses vencera a Mostrompetitiva de Curtas Metragens com o filme “Azul Escuro”, do Coletivo 1921, que conta a história de Seu Lúcio, um torcedor cruzeirense cego, que vive na Amazônia. O filme pode ser visto aqui.
GIOVANNI PICCOLOMO acertou a renovação de contrato com o Cruzeiro. Ele tinha contrato vencendo em 31Dez e fechou a permanência por mais uma temporada. Giovanni tinha possibilidade de acerto com outros clubes, mas era seu desejo permanecer rm Beagá. Ele tinha oferta bem vantajosa do futebol japonês e de clubes da Série A e B. Desde o início da montagem do elenco, Luxa manteve o nome do atleta na lista de quem gostaria de contar pra 2022. Luxemburgo considera Giovanni opção importante para o meio de campo celeste, como um segundo, terceiro ou quarto homem de meio de campo. O meia é o primeiro dos atletas que tinham contrato se encerrando a renovar. Foi com Luxemburgo que Giovanni marcou se…
O FILME
Nas primeiras duas décadas do século passado, Belo Horizonte ainda se erguia como capital. Nesse período, a colônia italiana, que teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade, consolidava por aqui suas raízes e tradições culturais. Apaixonados pelo futebol e inspirados por equipes que já se destacavam pelo Brasil, mas sem se reconhecerem nos times da elite belo-horizontina, os imigrantes mineiros sonhavam em fundar um clube para chamar de seu, um espaço de lazer onde também pudessem reunir suas famílias.
Cem anos depois, o documentário "Em Busca da História do Cruzeiro", dirigido por André Amparo e Gustavo Nolasco, foi conhecer mais de perto os primórdios da Società Sportiva Palestra Italia, nome dado ao time fundado em Belo Horizonte no…
Executivo da XP Investimento cobra de Conselheiros do Cruzeiro ampliação do percentual da SAF. Pedro Mesquita ameaçou deixar a parceira com a Raposa caso o clube não modifique o estatuto para ceder mais do que os 49% na SAF previstos atualmente. O conselho do Cruzeiro aprovou por unanimidade a venda do imóvel na Região da Pampulha
No dia 17, sexta-feira, os conselheiros da Raposa decidirão como será a SAF no clube. A semana está sendo quente no Cruzeiro com a proximidade da assembleia do Conselho Deliberativo do clube, que votará na próxima sexta-feira, 17 de dezembro, como será a divisão societária da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) entre o clube e os futuros. investidores. Por enquanto, o estatuto da Raposa…
RAFAEL SANTOS fez boa Série B defehdendo a Ponte em 2021 e será reihtegrado ao elencp do Cruzeiro em 2022. O lateral esquerdo foi observado por Vanderlei Luxemburgo e está em seus planos para o ano que vem.
JEAN VICTOR, lateral esquerdo, em sua despedida do Cruzeiro: "Mais um ciclo se encerra e junto com ele, mais um sonho realizado! Quero agradecer ao Cruzeiro Esporte Clube pela oportunidade e dizer que foi uma honra representar esse grande clube. Muito obrigado".