top of page
Foto do escritorJorge Angrisano Santana

História do Cruzeiro vence o Cinefoot

Atualizado: 15 de dez. de 2021

  • Filme sobre a história do Cruzeiro é o vencedor do Cinefoot, maior festival de cinema de futebol nas Américas. Em busca da história do Cruzeiro” conta os primórdios do Palestra Italia, suas lutas, superações e a trajetória das primeiras décadas do Cruzeiro Esporte Clube


Filme produzido pelo Instituto Palestra Italia já foi visto por 58.000 pessoas

e homenageia torcedores e ex-jogadores palestrinos e cruzeirenses.


A história do time criado por sua própria torcida conquistou o público nacional. O filme “Em busca da história do Cruzeiro” conta os primórdios da criação da Società Sportiva Palestra Italia e as primeiras décadas da trajetória do Cruzeiro Esporte Clube, foi o grande vencedor do Cinefoot 2021, maior festival de cinema de futebol das Américas e único no Brasil. O anúncio foi feito na noite de quinta, 09Dez. A escolha foi por votação do Júri Popular em meio a nove produções do Brasil, Chile, Espanha, Argentina, México e Inglaterra, que disputavam a Monstra Competitiva de Longas Metragens.


“A programação do Cinefoot é rica, plural e caracterizada pela diversidade exatamente por abrigar os mais variados prismas da abordagem audiovisual sobre o futebol: as faces esportiva, humana, social, histórica e cultural. E ‘Em busca da história do Cruzeiro’ reuniu todos estes olhares, se transformando numa obra indispensável para quem ama o futebol, sendo ou não cruzeirense”, disse Antônio Leal, idealizador e diretor do Cinefoot.


Em Busca da História do Cruzeiro é um mergulho nos acervos e memórias do Palestra Italia / Cruzeiro Esporte Clube, fundado, em 1921, por operários, jogadores, todos imigrantes italianos que queriam ter um time para chamar de seu. O filme também marca o primeiro centenário da instituição, que se celebra neste ano. 2021.


Torcedores como a carismática palestrina Osetta Pieri, ídolos como Tostão e Dirceu Lopes, cronistas como Juca Kfoury e historiadores são os personagens que recontam, com revelações emocionantes e inéditas, a trajetória de superação de preconceitos e perseguições e as conquistas que transformaram o velho Palestra Itália no multicampeão Cruzeiro, maior clube de Minas Gerais.


A produção do filme contou com uma equipe de mais de 40 profissionais e colaboradores, gerando empregos diretos no setor do audiovisual e aportes para ações culturais do próprio Instituto Palestra Italia (Ipita). Teve a direção de Gustavo Nolasco e André Amparo.


A realização foi do Ipita e do Instituto Vivas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Não foi gasto nenhum recurso do Cruzeiro na produção do filme. O patrocínio foi da Construtora Uni, Grupo Sada, Nova Safra Food Service e Vilma Alimentos, além de uma dezena de torcedores cruzeirenses que doaram via dedução do imposto de renda de pessoa física.


Não assistiu ainda? O filme “Em busca da história do Cruzeiro” já foi visto por 58 mil pessoas. E continua disponível no canal do Cruzeiro no Youtube. Clique aqui para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=q67VTbH3tzo&t=172s


Está é a segunda vez que o Cruzeiro e sua torcida conquistam o Cinefoot. Em 2019, o clube e os cruzeirenses vencera a Mostrompetitiva de Curtas Metragens com o filme “Azul Escuro”, do Coletivo 1921, que conta a história de Seu Lúcio, um torcedor cruzeirense cego, que vive na Amazônia. O filme pode ser visto aqui.

115 visualizações16 comentários

16 Comments


GIOVANNI PICCOLOMO acertou a renovação de contrato com o Cruzeiro. Ele tinha contrato vencendo em 31Dez e fechou a permanência por mais uma temporada. Giovanni tinha possibilidade de acerto com outros clubes, mas era seu desejo permanecer rm Beagá. Ele tinha oferta bem vantajosa do futebol japonês e de clubes da Série A e B. Desde o início da montagem do elenco, Luxa manteve o nome do atleta na lista de quem gostaria de contar pra 2022. Luxemburgo considera Giovanni opção importante para o meio de campo celeste, como um segundo, terceiro ou quarto homem de meio de campo. O meia é o primeiro dos atletas que tinham contrato se encerrando a renovar. Foi com Luxemburgo que Giovanni marcou se…

Like
Mr Rocha
Mr Rocha
Dec 16, 2021
Replying to

Não sei o porquê, mas toda vez que leio o sobrenome desse jogador lembro da minha infância assistindo Dragon Ball.

Like

O FILME

Nas primeiras duas décadas do século passado, Belo Horizonte ainda se erguia como capital. Nesse período, a colônia italiana, que teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade, consolidava por aqui suas raízes e tradições culturais. Apaixonados pelo futebol e inspirados por equipes que já se destacavam pelo Brasil, mas sem se reconhecerem nos times da elite belo-horizontina, os imigrantes mineiros sonhavam em fundar um clube para chamar de seu, um espaço de lazer onde também pudessem reunir suas famílias.


Cem anos depois, o documentário "Em Busca da História do Cruzeiro", dirigido por André Amparo e Gustavo Nolasco, foi conhecer mais de perto os primórdios da Società Sportiva Palestra Italia, nome dado ao time fundado em Belo Horizonte no…


Like
sergio_morici
Dec 15, 2021
Replying to

Hino: "Que seja o Cruzeiro".

Maestro Arrigo Buzzachi, letra do poeta Tolentino Miraglia


No campo da luta/Entramos contentes/Sentindo frementes/As almas vibrar/E deste entusiasmo/Nos nasce a pujança/Na firme esperança/De sempre ganhar/Que seja o Cruzeiro/Escola elevada/Por nós consagrada/A força e ao valor/Saindo do campo/De nossa vitória/Sabemos a glória/No peito guardar/Não só o nosso orgulho/Ferir quem contente/Conosco,valente/Soubera jogar/Que seja o Cruzeiro/Porque se, de fato/Na luta renhida/Tão bela partida//Soubemos ganhar/Não temos conosco//Razão que nos hã de cortar a amizade/E os ódios gerar/Que seja o Cruzeiro/E se, por ventura/Na luta perdermos/E justo sabermos/Sorrindo calar/Fazendo desporto/Não temos em mira/Nem ódio,nem ira/Mas sim prosperar/Que seja o Cruzeiro/E sejam as iras/No peito guardadas/Tremendas sagradas/ Se a pátria chamar/E com a pujança/Da força educada/A pátria adorada/Saibamos honrar. Que seja…


Like

Executivo da XP Investimento cobra de Conselheiros do Cruzeiro ampliação do percentual da SAF. Pedro Mesquita ameaçou deixar a parceira com a Raposa caso o clube não modifique o estatuto para ceder mais do que os 49% na SAF previstos atualmente. O conselho do Cruzeiro aprovou por unanimidade a venda do imóvel na Região da Pampulha

No dia 17, sexta-feira, os conselheiros da Raposa decidirão como será a SAF no clube. A semana está sendo quente no Cruzeiro com a proximidade da assembleia do Conselho Deliberativo do clube, que votará na próxima sexta-feira, 17 de dezembro, como será a divisão societária da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) entre o clube e os futuros. investidores. Por enquanto, o estatuto da Raposa…

Like

RAFAEL SANTOS fez boa Série B defehdendo a Ponte em 2021 e será reihtegrado ao elencp do Cruzeiro em 2022. O lateral esquerdo foi observado por Vanderlei Luxemburgo e está em seus planos para o ano que vem.

Like

JEAN VICTOR, lateral esquerdo, em sua despedida do Cruzeiro: "Mais um ciclo se encerra e junto com ele, mais um sonho realizado! Quero agradecer ao Cruzeiro Esporte Clube pela oportunidade e dizer que foi uma honra representar esse grande clube. Muito obrigado".

Like
Replying to

JEAN VICTOR foi contratado pelo Cruzeiro em junho deste ano, mas foi pouco aproveitado. O lateral participou de apenas 13 jogos e não marcou gol. Na reta final da Série B, teve uma lesão na córnea que o deixou longe dos gramados. (GE)

Like
bottom of page