Jardim: "Tivemos 35 minutos muito bons"
- Jorge Angrisano Santana
- 31 de mar.
- 3 min de leitura
CRUZEIRO 2x1 MIRASSOL, 29mar25sab18h30, Mineirão, Belo Horizonte, 1ª rodada do Brasileiro 2025.
.
LEONARDO JARDIM: “Tivemos um período difícil em termos de vitórias este ano. Hoje começamos um campeonato com uma vitória. E as vitórias são difíceis, são caras, ainda mais iniciando um campeonato. Existe nervosismo, adrenalina. A equipe teve 35 minutos muito bons, depois houve uma quebra por dois fatores: primeiro, porque nossos dois volantes estavam amarelados e são essenciais para a equipe, principalmente em termos de pressão. Com isso a equipe perdeu intensidade e o adversário se aproveitou disso. Entramos bem na segunda parte e, por volta dos 20 minutos, percebi que a gente não estava conseguindo ter volume ofensivo. Coloquei dois jogadores para ter mais a posse e permitir que a equipe circulasse mais a bola. Segundo tempo mais controlado, mas menos agressivo em termos ofensivos. Equilibramos a equipe, tivemos o controle e foi uma vitória meritória. Começamos com 3 pontos, que era o essencial.”
.
DUDU: “O Professor pede pra gente entrar sempre na área. Um atacante tem que estar sempre na área. Fiz o gol num belo cruzamento do William. Tenho que agradecer a ele pelo passe, e ao Cássio pela defesa do pênalti. E a todos aqueles que nos ajudaram durante o jogo.”
.
LUCAS: "Pra jogar só com dois volantes, os caras têm que ser muito bons, pois têm que marcar, cobrir espaços e articular o jogo. Também é preciso intensidade dos meias que jogam aberto, para fechar a marcação. E o Cruzeiro não tem isso no elenco."
.
JANILSON VIANA: " O jogo começou pegado. Com duas boas jogadas, o Cruzeiro abriu 2x0. Depois, o time celeste cometeu muitos erros. Wallace perdeu duas bolas bobas, levou amarelo, e não pode dar boa proteção à defesa. Matheus Henrique também estava bem perdido, o meio de campo foi engolido pela equipe paulista. A equipe tmbém ficou bastante vulnerável pelo lado direito. No final do primeiro tempo, parecia que o time se esforçava para tomar um gol. Gamarra fez um pênalti infantil, que felizmente Cássio defendeu. Em seguida o paraguaio comeu mosca ao não cortar o cruzamento de Clayson, no lance em que o Mirassol descontou. Na segunda etapa, o Cruzeiro até conseguiu encontrar espaços pelas laterais, mas falhou no último passe, teve mais uma boa jogada do William, depois foi um "Deus nos acuda". Jardim tentou ocupar a meiúca para encorpar a equipe, mas não deu resultado. O time não encaixou nenhum contrataque, quando o adversário se atirou para o ataque. Realmente, valeu só pelos três pontos. Essa formação deixa a equipe muito exposta e frágil, defensivamente."
.
FÁBIO VELAME: "Vitória importante, mas foi mais sofrida do que o esperado. O time celeste precisa estar mais ajustado, com o meio de campo mais povoado."
.
DOUGLAS VELLOSO: "Além dos 3 pontos, a vitória ajuda na continuidade do trabalho de construção da equipe. Como previsto, o Cruzeiro teve dificuldade sem a bola, principalmente do lado direito defensivo - o meio de campo pouco povoado apresentou espaço que o Mirassol explorou com Clayson. E com os dois volantes jogando mal, o Cruzeiro se desequilibrou na reta final do primeiro tempo. No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com Romero mais plantado e com Kaiky Bruno mais próximo aos zagueiros, tentando conter as pontadas previsíveis da equipe paulista. Esperando mais de Wanderson e de Matheus Henrique, que parecem ainda sem entender a ocupação de espaços e a compactação. Gabigol e Dudu foram decisivos, e tentaram organizar as jogadas ofensivas. Necessitamos de menos ansiedade e mais entendimento coletivo. Os melhores foram William, Fabrício e Dudu. A disposição dos atletas também foi interessante. Eles não se esqueceram do jogo, como aconteceu várias vezes em 2024 e no começo de 2025."
.
ALDO CARVALHO: "O Cruzeiro é um time sem qualquer plano tático, e tecnicamente, bem fraco. Gamarra muito mal, Walace horroroso, Mateuses, ambos ineficazes, Marquinhos, Kaio e Wanderson ausentes, Kaiki sem personalidade, William péssimo marcador."
O time não rendeu isso tudo ofensivamente pra justificar jogar no 4x2x4 que Jardim tentou contra o Mirassol. Pra não correr tanto risco sou mais um 4x4x2, na pior das hipótese 4x3x3. Também gostaria muito de ver Rodriguinho tendo chances pois sabe criar e isso tá faltando ao time.
Assisti bons 30 minutos finais de Palmeiras e Botafogo, esse último sobrou em campo. Time ultra aplicado e organizado, parece que vai lutar de novo pelo título. Vi também Vasco e Santos, no primeiro tempo o Vasco jogou futebol digno de rebaixamento contra o fraco time do Santos, depois fiquei sabendo que venceu, deve ter mudado da água pro vinho. O Inter terminou o ano muito bem e fez um campeonato de recuperação impressionante. Time muito difícil de ser batido também por causa da aplicação tática e organização onde todos sabem exatamente o que fazer em campo. O Cruzeiro ainda é uma incógnita, bom ataque, frágil sistema defensivo. Romero não vem muito bem desde o final do ano passado. Walace…
PEREIRA NÃO É DOIDO, É SÓ UM POUCO ESQUISITO. MAS QUEM NÃO É?
Mirassol foi superior ao Cruzeiro. Moura, Danielzinho e Clayson comeram a bola. Os demais foram eficientes.
Arbitragem ok.