top of page

O pombo enigmático

PAULO MENDES CAMPOS


Na inelutável necessidade do amor (era quase primavera) pombo e pomba marcaram um encontro galante quando voavam e revoavam no azul do Rio de Janeiro. Era bem de manhãzinha.


-- Às quatro em ponto me casarei contigo no mais alto beiral – disse o pombo.

-- Candelária? – perguntou a noiva.

-- Do lado norte – respondeu ele.


Pois, às quatro azul em ponto, a pomba pontualíssima pousava pensativamente no beiral. O pombo? O pombo não.


A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso, contemplando acima do campanário todas as possibilidades da rosa-dos-ventos. Mas na paisagem do céu voavam só velozes andorinhas garotas porque as andorinhas mais velhas enfileiravam-se nas cornijas, pensando na morte, como gente fina, lá dentro nos dias solenes de missa de réquiem.


Quatro e dez. Quatro e um quarto. Uma pomba sozinha, à mercê quem sabe de um gavião, lendário mas possível. Sol e sombra. Como custa a passar um quarto de hora para uma noiva que espera o noivo no mais alto beiral. Como a brisa é triste. Como se humilha em revolta a noiva branca.


Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava, o pombo que chegava caminhando pelo beiral mais alto, do outro lado, lá onde, um pouco além, gritavam esganadas as gaivotas do mar pardo do mercado. Irônica, perguntou a pomba:


-- Perdeste a noção do tempo?

-- Perdão, por Deus, perdão – respondeu o pombo: – Tardo mas ardo. Olha que tarde...

-- Que tarde? – perguntou a pomba.

-- Que tarde! Que azul! Que tarde azul!

-- Mas e eu?! – disse a pomba. – Sozinha aqui em cima!

-- A tarde era tão bonita – disse o pombo gravemente – a tarde era tão bonita, que era um crime voar, vir voando...

-- Mas e eu?! Eu?! – queixava-se a pomba.

-- A tarde era tão bonita – explicou o pombo com doce paciência – que eu vim andando, que eu tinha de vir andando, meu amor.

Posts recentes

Ver tudo
Ano Novo

Eugênio Sette Quando Você pousar os olhos nesta crônica, terei envelhecido um ano, porque sou dos muitos que amanhecem o Ano Novo...

 
 
 

3 Comments


Notícias do Cruzeiro na SEMANA 38 de 2023, sob inspiração de MAURO FRANÇA

.

SEGUNDA, 18set23. NIKÃO, meia de 32 anos, avalia positivamente os treinadores Pepa Felipe e Zé Ricardo e confessa ter passado por maus momentos durante os meses de ostracismo no elenco.///

.

TERÇA, 19set23. Matheus Pereira inicia preparação física e se aproxima de retorno após lesões no joelho=Jogador não atua há 40 dias e pode ficar à disposição de Zé Ricardo contra o América-MG

Cruzeiro: Matheus Pereira inicia preparação física e se aproxima de retorno após lesões no joelho

Há 6 dias cruzeiro /// =Com torcedores PCDs na Toca, Cruzeiro homenageia Lucas Silva por 200 jogos no clube; vídeoVolan te atingiu marca na vitória sobre o Santos,…


Like

Jaime Queiroz: Muito bom, Jorge Angrisano. Lembro deste texto no meu 1° ano do CEFET, (profrssor Onofre de Língua Portuguesa) à noite. Essa frase é inesquecível para mim: "Tardo, mas árdo"...

Like

PREPARAÇÃO PARA O CLÁSSICO... O Cruzeiro realizou treino em dois períodos na Toca da Raposa, nesta segunda-feira. O técnico Zé Ricardo continuou trabalhando o time visando o jogo de domingo, contra o América-MG, no Mineirão, às 16h (de Brasília), pelo Brasileiro. Matheus Pereira e Wesley Gasolina fizeram atividade física específica.


A expectativa é que os dois jogadores possam voltar a ser relacionados em breve pelo Cruzeiro, quem sabe até já contra o América. Os atletas chegaram a fazer parte do trabalho físico junto do restante do grupo. Quando Zé Ricardo trabalhou a parte técnica, os dois seguiram a atividade física.


Pelas imagens divulgadas pelo Cruzeiro, Matheus Pereira fez a parte física com uma espécie de proteção no joelho esquerdo, local…


Like
bottom of page