top of page
Foto do escritorJorge Angrisano Santana

O pombo enigmático

PAULO MENDES CAMPOS


Na inelutável necessidade do amor (era quase primavera) pombo e pomba marcaram um encontro galante quando voavam e revoavam no azul do Rio de Janeiro. Era bem de manhãzinha.


-- Às quatro em ponto me casarei contigo no mais alto beiral – disse o pombo.

-- Candelária? – perguntou a noiva.

-- Do lado norte – respondeu ele.


Pois, às quatro azul em ponto, a pomba pontualíssima pousava pensativamente no beiral. O pombo? O pombo não.


A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso, contemplando acima do campanário todas as possibilidades da rosa-dos-ventos. Mas na paisagem do céu voavam só velozes andorinhas garotas porque as andorinhas mais velhas enfileiravam-se nas cornijas, pensando na morte, como gente fina, lá dentro nos dias solenes de missa de réquiem.


Quatro e dez. Quatro e um quarto. Uma pomba sozinha, à mercê quem sabe de um gavião, lendário mas possível. Sol e sombra. Como custa a passar um quarto de hora para uma noiva que espera o noivo no mais alto beiral. Como a brisa é triste. Como se humilha em revolta a noiva branca.


Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava, o pombo que chegava caminhando pelo beiral mais alto, do outro lado, lá onde, um pouco além, gritavam esganadas as gaivotas do mar pardo do mercado. Irônica, perguntou a pomba:


-- Perdeste a noção do tempo?

-- Perdão, por Deus, perdão – respondeu o pombo: – Tardo mas ardo. Olha que tarde...

-- Que tarde? – perguntou a pomba.

-- Que tarde! Que azul! Que tarde azul!

-- Mas e eu?! – disse a pomba. – Sozinha aqui em cima!

-- A tarde era tão bonita – disse o pombo gravemente – a tarde era tão bonita, que era um crime voar, vir voando...

-- Mas e eu?! Eu?! – queixava-se a pomba.

-- A tarde era tão bonita – explicou o pombo com doce paciência – que eu vim andando, que eu tinha de vir andando, meu amor.

110 visualizações3 comentários

3 Comments


Notícias do Cruzeiro na SEMANA 38 de 2023, sob inspiração de MAURO FRANÇA

.

SEGUNDA, 18set23. NIKÃO, meia de 32 anos, avalia positivamente os treinadores Pepa Felipe e Zé Ricardo e confessa ter passado por maus momentos durante os meses de ostracismo no elenco.///

.

TERÇA, 19set23. Matheus Pereira inicia preparação física e se aproxima de retorno após lesões no joelho=Jogador não atua há 40 dias e pode ficar à disposição de Zé Ricardo contra o América-MG

Cruzeiro: Matheus Pereira inicia preparação física e se aproxima de retorno após lesões no joelho

Há 6 dias cruzeiro /// =Com torcedores PCDs na Toca, Cruzeiro homenageia Lucas Silva por 200 jogos no clube; vídeoVolan te atingiu marca na vitória sobre o Santos,…


Like

Jaime Queiroz: Muito bom, Jorge Angrisano. Lembro deste texto no meu 1° ano do CEFET, (profrssor Onofre de Língua Portuguesa) à noite. Essa frase é inesquecível para mim: "Tardo, mas árdo"...

Like

PREPARAÇÃO PARA O CLÁSSICO... O Cruzeiro realizou treino em dois períodos na Toca da Raposa, nesta segunda-feira. O técnico Zé Ricardo continuou trabalhando o time visando o jogo de domingo, contra o América-MG, no Mineirão, às 16h (de Brasília), pelo Brasileiro. Matheus Pereira e Wesley Gasolina fizeram atividade física específica.


A expectativa é que os dois jogadores possam voltar a ser relacionados em breve pelo Cruzeiro, quem sabe até já contra o América. Os atletas chegaram a fazer parte do trabalho físico junto do restante do grupo. Quando Zé Ricardo trabalhou a parte técnica, os dois seguiram a atividade física.


Pelas imagens divulgadas pelo Cruzeiro, Matheus Pereira fez a parte física com uma espécie de proteção no joelho esquerdo, local…


Like
bottom of page