top of page

Rei do Futebol

Atualizado: 2 de jan. de 2023

NELSON RODRIGUES

.

Depois do jogo América x Santos, seria um crime não fazer de Pelé o meu personagem da semana. Grande figura, que o meu confrade [Albert] Laurence chama de "o Domingos da Guia do ataque". Examino a ficha de Pelé e tomo um susto: dezessete anos! Há certas idades que são aberrantes, inverossimeis. Uma delas é a de Pelé. Eu, com mais de quarenta, custo a crer que alguém possa ter dezessete anos, jamais. Pois bem: verdadeiro garoto, o meu personagem anda em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etiope. Racialmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisiveis. Em suma: ponham-no em qualquer rancho e a sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor.

.

O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento. E o meu personagem tem uma tal sensação de superioridade que não faz cerimônias. Já lhe perguntaram: "Quem é o maior meia do mundo?" Ele respondeu, com a ênfase das certezas eternas: "Eu." Insistiram: "Qual é o maior ponta do mundo?" E Pelé: "Eu." Em outro qualquer, esse desplante faria rir ou sorrir. Mas o fabuloso craque põe no que diz uma tal carga de convicção que ninguém reage, e todos passam a admitir que ele seja, realmente, o maior de todas as posições. Nas pontas, nas meias e no centro, há de ser o mesmo, isto é, o incomparável Pelé.

.

Vejam o que ele fez, outro dia, no já referido América x Santos. Enfiou, e quase sempre pelo esforço pessoal, quatro gols em Pompeia. Sozinho, liquidou a partida, liquidou o América, monopolizou o placar. Ao meu lado, um americano doente estrebuchava: "Vá jogar bem assim no diabo que o carregue!" De certa feita, foi até desmoralizante. Ainda no primeiro tempo, ele recebe o couro no meio do campo. Outro qualquer teria despachado. Pelé, não. Olha para a frente, e o caminho até o gol está entupido de adversários. Mas o homem resolve fazer tudo sozinho. Dribla o primeiro e o segundo. Vem-lhe ao encalço, ferozmente, o terceiro, que Pelé corta sensacionalmente. Numa palavra: sem passar a ninguém e sem ajuda de ninguém, ele promoveu a destruição minuciosa e sádica da defesa rubra. Até que chegou um momento em que não havia mais ninguém para driblar. Não existia uma defesa. Ou por outra: a defesa estava indefesa. E, então, livre na área inimiga, Pelé achou que era demais driblar Pompeia e encaçapou de maneira genial e inapelável.

.

Ora, para fazer um gol assim não basta apenas o simples e puro futebol. É preciso algo mais, ou seja, essa plenitude de confiança, de certeza, de otimismo que faz de Pelé o craque imbatível. Quero crer que a sua maior virtude é, justamente, a imodéstia absoluta. Põe-se por cima de tudo e de todos. E acaba intimidando a própria bola, que vem aos seus pés com uma lambida docilidade de cadelinha. Hoje, até uma cambaxirra sabe que Pelé é imprescindível na formação de qualquer escrete. Na Suécia, ele não tremerá de ninguém. Há de olhar os húngaros, os ingleses, os russos de alto a baixo. Não se inferiorizará diante de ninguém. E é dessa atitude viril e, mesmo, insolente, que precisamos. Sim, amigos: aposto minha cabeça como Pelé vai achar todos os nossos adversários uns pernas de pau.

.

Por que perdemos, na Suiça, para a Hungria? Examinem a fotografia de um e outro time entrando em campo. Enquanto os húngaros erguem o rosto, olham duro, empinam o peito, nós baixamos a cabeça e quase babamos de humildade. Esse flagrante, por si só, antecipa e elucida a derrota. Com Pelé no time, e outros como ele, ninguém irá para a Suécia com a alma dos vira- latas. Os outros é que tremerão diante de nós.


*

.

A famosa crônica de Nelson Rodrigues, em que pela primeira vez alguém se referia a Pelé como REI.. Foi escrita em março de 1958, três meses ANTES da primeira Copa conquistada pelo Brasil. ; Meu personagem da semana

Nelson Rodrigues. 08/03/58

Posts recentes

Ver tudo
O primeiro Raposão

RAPOSÃO DE VOLTA ÀS AULAS Gustavo Nolasco Muitas mãozinhas tocavam seus braços peludos e a camisa azul com estrelas. Pelo orifício...

 
 
 
Dez camisas dez

O site Globo Esporte escolheu os 10 camisas dez mais promissores do Brasileiro 2025. Você concorda com essa lista? . NEYMAR . craque do...

 
 
 
Ano Novo

Eugênio Sette Quando Você pousar os olhos nesta crônica, terei envelhecido um ano, porque sou dos muitos que amanhecem o Ano Novo...

 
 
 

9 commenti


Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos

29/12/2022 às 16:17 | Assessoria CBF

Tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, a Majestade da Bola faleceu nesta quinta-feira em São Paulo; CBF decreta luto de sete dias


Pelé eterno

Pelé eterno

Créditos: CBF

O maior ídolo do futebol mundial morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 82 anos, faleceu no Hospital Albert Einstein. O Rei do Futebol foi diagnosticado em 2021 com um câncer no cólon e teve o óbito confirmado nesta tarde em decorrência do problema, com múltipla falência dos órgãos.


A morte do ídolo é a mais triste notícia informada pela CBF desde a sua fundação há 108 anos. Por causa da morte…


Mi piace

Mauro Franca
Mauro Franca
31 dic 2022

Jogos do Cruzeiro na 1ª fase da Copa São Paulo, todos com transmissão do Sportv:


02/01: Cruzeiro x Comercial-MS (15h)

05/01: Cruzeiro x Capivariano (15h)

08/01: Cruzeiro x Penapolense (10:45h)


Mi piace

Xís Équis
Xís Équis
31 dic 2022

Pelé foi um et, muito acima de gênio. Um dos nomes mais conhecidos no planeta. Deus o tenha.

Mi piace

RAFA SILVA, atacante de 30 anos, está próximo de deixar o Cruzeiro. Em recuperação da cirurgia no tendão do joelho direito, o jogador tem proposta do Jeonbuk Motors, vice-campeão da K-League 1 (Primeira Divisão da Coreia do Sul) e situação encaminhada para assinar contrato.


Rafa Silva, com 30 anos, é aguardado na Coreia do Sul na próxima semana. Ele será reavaliado pelos médicos do Jeonbuk, por causa das lesões, e aí sim vai assinar contrato. O tempo de vínculo é ainda discutido entre as partes.


O atacante estava em trabalho de recuperação da cirurgia no tendão do joelho direito em Curitiba e não se apresentou ao Cruzeiro para o início de pré-temporada (com adesão do clube). Sua continuidade no time…


Mi piace

NOVA POLÍTICA SALARIAL DA BASE DO CRUZEIRO. Em 2022 o clube implantou uma política de gestão, com mudanças e readequações financeiras, tanto no profissional, quanto na base. Roberto Braga, diretor executivo das categorias de base, revelou que, só no Sub20, houve economia de R$ 3 milhões na folha de pagamento.


- Quando a gente chegou, havia uma categoria Sub18. Só no Sub20, nós rescindimos com mais de 30 pessoas. Fizemos muitos cortes. Só no Sub20, economizamos R$ 3 milhões, só com folha, sem contar outras despesas do setor.


O Cruzeiro chegou a ter mais de três times de atletas de Sub20. Mudanças drásticas e rescisões foram necessárias. - Tínhamos jogadores com contrato longo e salários altos e projeção mediana o…


Mi piace
Xís Équis
Xís Équis
31 dic 2022
Risposta a

Messinho tem proposta de 220 milhões segundo divulgado. Pagar salário de cabeça de bagre pra craque é receita pra perde-lo.

Mi piace
bottom of page