top of page
Foto do escritorJorge Angrisano Santana

Palhinha sai de campo aos 73 anos

PALHINHA, Vanderlei Eustáquio de Oliveira, ídolo eterno da torcida celeste, faleceu na manhã desta segunda, 17jul23, aos 73 anos, em Belo Horizonte. Clubes pelos quais atuou, como jogador ou treinador, Cruzeiro, Corinthians, Santos, Atlético, América, Villa Nova, Rio Branco Andradas, União São João, Ferroviário do Ceará, Inter Limeira, lamentaram a morte, cuja causa ainda não informada. A Minas Arena e vários de seus companheiros de futebol também lamentara-me morte do atleta.


Palhinha é um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro. São 457 jogos disputados (nono com mais partidas), tendo sido o sétimo maior artilheiro da história do clube, com 156 gols. Ele conquistou a Libertadores de 1976, sendo artilheiro do torneio com 13 gols, e mais sete Campeonatos Mineiros entre as décadas de 1960 e 1980.


Pelo Atlético Mineiro, ele disputou 77 partidas, marcou 27 gols, foi bicampeão mineiro em 1980/81.


Palhinha chegou ao Corinthians em 1977, comprado por um milhão de dólares, a maior transação do futebol brasileiro na época.


Entre 1977 e 1980, ele disputou 148 jogos com a camisa corinthiana, marcou 44 gols, inclusive na histórica decisão do Paulista 1977. Em 1979, ele voltou a campeonar pelo Timão.


Pela Seleção Brasileira, fez 18 partidas, com seis gols marcados.


Raul Plassmann, ex-companheiro de Palhinha no histórico time do Cruzeiro da década de 1970, lamentou: "Palhinha nos deixou hoje. Agora, é tentar confortar a família. Infelizmente, é o caminho de todos nós. E a gente vai lamentando. Vou lembrar sempre dele de ser uma pessoa alegre e com um futebol muito importante. Deixou sua marca. Fica com Deus, meu amigo Palhinha".


Procópio Cardoso Neto também lamentou: "Joguei com Palhinha e depois fui seu treinador no Cruzeiro e no Atlético. Valente, rápido e raçudo, o Velho Palha contagiava a todos com seu espírito vencedor. O futebol mineiro perde um de seus maiores expoentes. E eu, um grande amigo".


O Cruzeiro se manifestou por meio de Nota Oficial: "Um dos maiores ídolos

do Cruzeiro nos deixou hoje, aos 73 anos. Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, foi o artilheiro da Libertadores de 1976 com 13 gols em 10 jogos. Uma das várias marcas expressivas que o consagrou como sétimo maior goleador da história celeste, com 156 gols em 457 jogos. Dos campos de terra do Barreiro aos grandes estádios, o atacante estreou no Cruzeiro em 1968, foi convocado para a Seleção Brasileira em 1973 e também fez história em outros clubes do futebol brasileiro com sua inteligência e velocidade. Descanse em paz, eterno ídolo Palhinha".

74 visualizações6 comentários

6 Comments


Xís Équis
Xís Équis
Jul 19, 2023

Palhinha junto à Piazza, Joãozinho, Zé Carlos, Dirceu Lopes, seria meu ídolo se tivesse algum. Não era craque, mas corria pra caramba, tinha presença de área, bom passe e era inteligente, essa última característica foi muito bem usada pra continuar a jogar em alto nível após a idade avançar. Que Deus o tenha.

Like

rthur R. de AlvarengaMuito triste. Por que não fala: um pouco do ocorrido? O que ocorreu com ele? Que Deus conforte os seus familiares e receba a alma do nosso eterno craque e artilheiro.

Like

Lucas
Lucas
Jul 17, 2023

Bom descanso 🙏

Like

Walery: Brilhante o Palhinha.

Morato: Descanse em paz!

Maura: Triste!!!

Lauanda: Grande perda.

Celeste: Minhas memórias como torcedora do Cruzeiro vem do início dos anos 70. E Palhinha estava lá.

Like

Janilson Viana
Jul 17, 2023

Não o vi jogando ao vivo, mas tive a oportunidade de assistir suas jogadas pelo Youtube, atacante de muito recurso técnico. Super importante na Libertadores de 1976 e se não me engano jogou no time de 1984 que quebrou um jejum de títulos. Vá em paz Palhinha, obrigado por tudo que fez pelo Cruzeiro e futebol brasileiro.

Like
bottom of page