Peru 0x1 Brasil: em cima da hora
- Jorge Angrisano Santana
- 12 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2023
PERU x BRASIL 12set2323h, Nacional, Lima, 2ª rodada Eliminatórias Copa do Mundo 2026.
TEMPO: nublado, temperatura 18º, vento 23 Km/h, umidade 74%.
CLASSIFICAÇÃO: Brasil é o primeiro, com 3 pontos; Peru, o quinto, com 1.
RANKING da Fifa: Brasil é o1º; Peru, o 21º.
TRANSMISSÃO: Globo, narração Luis Roberto Tapanacara, comentários Roger Flores e Ana Thais Matos; Sportv, narração Luiz Carlos Jr, comentários Ricardinho e Paulo Nunes.
ARBITRAGEM: Fernando Rapallini, Diego Bonfa, Facundo Rodríguez, Pablo Echavarria (Argentina). VAR: German Delfino (Argentina).
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães, Neymar; Raphinha, Richarlison, Rodrygo. T: Fernando Diniz. AUSENTES: Bento, Vini Jr (lesionados).
PERU: Gallese; Corzo, Tapia, Abram, López; Yotún, Castillo (Araujo), Cartagena (Peña), Polo; Carrillo, Guerrero. T: Juan Reynoso. AUSENTES: Advíncula (suspenso), Trauco, Gonzales (lesionados).
HISTÓRICO: 50 jogos; Brasil venceu 36 empatou 9, perdeu 5.
PERU, que jamais venceu o Brasil em eliminatórias, estreou em Assunção, empatando por 0-0 com o Paraguai. Foi uma partida difícil, em que o time de Juan Reynoso teve um jogador expulso e sofreu com 5 bolas em sua baliza. O novo treinador teve problemas para montar sua equipe por não contar com nove jogadores que normalmente são convocados. Para piorar, contra o Brasil não poderá contar com o lateral Advincula, expulso contra na esteia bem como o lateral Trauco e o meia Gonzales, que se lesionaram na mesma partida. O lado positivo é que o Estádio Nacional terá seus 43 mil lugares ocupados por torcedores dispostos a empurrar sua seleção.
BRASIL, embalado pela goleada por 5-1 contra a Bolívia, deve repetir a formação da estreia, pois Gabriel Magalhães está recuperado do incômodo muscular que o fez sair de campo mais cedo em Belém.
*****
O JOGO mostrou um Brasil com mais posse de bola (61%) e mais finalizações (9 a 5). Mas com muitos erros de passe, o time de Fernando Diniz criou poucas chances de gol. Gallese fez uma boa defesa em cada tempo, em chutes de Neymar e Raphinha. Por outro lado, Ederson teve pouco trabalho nos 90 minutos. A primeira substituição no ocorreu aos 60, coma troca de Richalison por Gabriel Jesus. Nos minutos finais Diniz colocou em campo Vanderson, Joelinton, Veiga, Martinelli.
O Brasil teve dois gols anulados por impedimento na etapa inicial. No primeiro, Neymar estava em offside quando cruzou para finalização de Raphinha. No segundo, Richarlison completou cruzamento de Bruno Guimarães em posição irregular. O segundo lance precisou da intervenção do VAR, que levou sete minutos para tomar sua decisão.
O terceiro gol marcado pelo Brasil valeu. Aos 89, Neymar cobrou corner e Marquinhos desviou a bola para a rede. Com este gol, o Brasil terminou a segunda rodada em primeiro lugar com 6 pontos e 5 gols de saldo. Em segundo está a Argentina também com 6 pontos, mas saldo contra 4 gols. Colômbia, tem 4 pontos, Equador e Venezuela têm 3, Peru, Paraguai e Chile têm 1 e a Bolívia, 0.
*****
PERU 0x1 BRASIL 12set2323h, Nacional, Lima, 2ª rodada Eliminatórias Copa do Mundo 2026. TEMPO: nublado, temperatura 18º, vento 23 Km/h, umidade 74%. TRANSMISSÃO: Globo e Sportv. PÚBLICO: 43.000. ARBITRAGEM: Fernando Rapallini, Diego Bonfa, Facundo Rodríguez, Pablo Echavarria (Argentina). VAR: German Delfino (Argentina). AMARELOS: Cartagena, López, Tapia; Raphinha, Guimarães. GOL: Marquinhos, 89. BRASIL: Ederson; Danilo (Vanderson), Mrquinhos, Gabriel Magalhães, Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton), Neymar (Veiga); Raphinha (Martinelli), Richarlison (Gabriel Jesus), Rodrygo. T: Fernando Diniz. PERU: Gallese; Corzo, Tapia, Abram, Trauco (Valera); Cartagena, Yotún, Polo (Grimaldo), López (Castillo); André Carillo (Ruidiaz), Guerrero. T: Juan Reynoso
Acho essas datas FIFAs um porre, quase duas semanas sem futebol na séria A, sem contar os clubes que tiverem atletas convocados, arcarem com os seus vencimentos e ficarem quase duas semanas sem contar com eles.
O JOGO mostrou um Brasil com mais posse de bola (61%) e mais finalizações (9 a 5). Mas com muitos erros de passe, o time de Fernando Diniz criou poucas chances de gol. Gallese fez uma boa defesa em cada tempo, em chutes de Neymar e Raphinha. Por outro lado, Ederson teve pouco trabalho nos 90 minutos. A primeira substituição no ocorreu aos 60, coma troca de Richalison por Gabriel Jesus. Nos minutos finais Diniz colocou em campo Vanderson, Joelinton, Veiga, Martinelli.
O Brasil teve dois gols anulados por impedimento na etapa inicial. No primeiro, Neymar estava em offside quando cruzou para finalização de Raphinha. No segundo, Richarlison completou cruzamento de Bruno Guimarães em posição irregular. O segundo lance preciso…
Diniz 100%! O segundo jogo da era Diniz nem de perto teve a facilidade da goleada sobre a Bolívia, mas terminou com resultado positivo que deixou a Seleção na liderança das eliminatórias sul-americanas. Nesta terça-feira, jogando em Lima, o Brasil venceu o Peru por 1 a 0, com gol de Marquinhos aos 44 minutos do segundo tempo - de cabeça, após escanteio cobrado por Neymar -, e manteve 100% de aproveitamento. O Brasil chega a seis pontos em dois jogos, mesmo número da Argentina, mas leva a vantagem no saldo de gols e fica com a primeira posição. O Peru tem um ponto e divide o sexto lugar com o Paraguai.
A Seleção Brasileira venceu o Peru e chegou ao segundo triunfo consecutivo nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O resultado aconteceu somente no fim do jogo quando o zagueiro Marquinhos desviou se cabeça a cobrança de escanteio do Neymar, aos 46 minutos.
A partida foi de total domínio brasileiro, principalmente no primeiro tempo. O time canarinho chegou a marcar através de Richarlyson, mas o VAR anulou o feito após análise de mais de cinco minutos, marcando impedimento no lance. Raphinha também fez o seu, mas esse foi anulado imediatamente.
Na segunda etapa, o ritmo do time treinado por Fernando Diniz caiu muito e não levou tanto perigo ao gol do Peru. O goleiro Ederson foi um mero espectador do jogo…
Cono era de se esperar, foi duro. Pronto, fiz meu trocadilho.