top of page
Foto do escritorJorge Angrisano Santana

Três filmes sobre o Cruzeiro

Três filmes sobre o Cruzeiro disponíveis no Youtube:


AZUL ESCURO, 2019. Duração: 25 minutos, O filme conta a história do Seu Lúcio, um cruzeirense cego que vive na Amazônia. Do seu passado difícil de menino órfão até o seu sonho de escrever um livro com a história do Cruzeiro voltado para outros deficientes visuais. O filme foi vencedor do maior festival de cinema de futebol das Américas, o Cinefoot, em 2019. Direção e roteiro: Gustavo Nolasco. Direção de Fotografia: Leo Souza, Beto Magalhães e Rodrigo Meireles. Produção: Bruno Mateus e Guilherme Guimarães. Montagem/Edição: Luiza Almeida e Leo Souza. Trilha sonora: REC Studio. Coordenação de finalização: Gilberto Scarpa.


*****


ETERNO, UM CAPÍTULO INCONTESTÁVEL, 2017 | Duração: 7 minutos. Conta a história do recorde imbatível de público do estádio Mineirão, registrado em 1997, na partida entre Cruzeiro e Villa Nova, quando 132 mil pessoas estiveram presentes. O filme. retrata uma família de Betim que depois de ir junta para aquela partida, se reencontra e refaz o trajeto vinte anos depois. O filme foi um dos premiados do Sports Movie & TV 2019, na Itália, considerado a “Copa do Mundo Cinema de Esportes”. Direção: Gustavo Nolasco e Leo Souza. Roteiro: Gustavo Nolasco. Produção: Bruno Mateus, Guilherme Piu, Reginaldo Costa e Thais Vilela. Edição: Natacha Vassou.


*****


EM BUSCA DA HISTÓRIA DO CRUZEIRO. Nas primeiras duas décadas do século passado, Belo Horizonte ainda se erguia como capital. Nesse período, a colônia italiana, que teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade, consolidava por aqui suas raízes e tradições culturais. Apaixonados pelo futebol e inspirados por equipes que já se destacavam pelo Brasil, mas sem se reconhecerem nos times da elite belo-horizontina, os imigrantes mineiros sonhavam em fundar um clube para chamar de seu, um espaço de lazer onde também pudessem reunir suas famílias.


Cem anos depois, o documentário "Em Busca da História do Cruzeiro", dirigido por André Amparo e Gustavo Nolasco, foi conhecer mais de perto os primórdios da Società Sportiva Palestra Italia, nome dado ao time fundado em Belo Horizonte no dia 2 de janeiro de 1921 por comerciantes e operários italianos que tinham em comum o amor ao esporte e ao país onde nasceram.


Do Palestra até virar Cruzeiro Esporte Clube, em 1942, e conquistar o primeiro campeonato brasileiro em 1966 (chamado na época de Taça Brasil), muita história existe e se entrelaça com o próprio desenvolvimento da capital e o crescimento do futebol no estado por meio da construção do estádio Mineirão.


O média-metragem, uma realização do Instituto Palestra Itália em parceria com o Instituto Vivas, tem duração de 60 minutos e resgata parte da trajetória centenária do time a partir de mais de 70 entrevistas com ex-jogadores, historiadores, jornalistas, torcedores, dirigentes, funcionários do clube e filhos de operários e imigrantes que participaram desde o início do projeto que transformou o Cruzeiro em um dos grandes clubes do mundo.

73 visualizações15 comentários

15 Comments


O CLIMA na Toca vem sendo elogiado nos bastidores por jogadores do Cruzeiro. Para Pezzolano, o clima "quente", no bom sentido, vai tornando o CT um ambiente propício pra o bom trabalho. (GE)

Like

COPA DO BRASIL. Jogo contra o Tuntum foi adiado por uma semana. Será em 15, 16 ou 17Mar.

Like

SÓCIOS 5 ESTRELAS: 36.500. Todos têm 15% de desconto na compra da nova camisa.

Like

SADA CRUZEIRO 3-0 VAMOS PERLEES (Peru) (25/17, 25/8, 25/15), 03nae22qui20h30, Grupo A do Sul-Americano de Clubes.


O início do confronto deu a impressão de que a equipe azul poderia encontrar alguma resistência no segundo jogo do Sul-Americano. No entanto, o aparente equilíbrio durou apenas o primeiro set. Com o passar do duelo, o time celesete fez prevalecer sua força e superou os peruanos por 3 a 0. Com o segundo triunfo na competição, a equipe estrelada se garantiu na semifinal e segue firme em busca do oitavo título continental. A disputa da vaga na decisão está marcada para sábado (5), novamente no Riacho.


A disparidade técnica entre Sada Cruzeiro e Vamos Peerless não entrou em quadra, pelo menos nos primeiros…


Like

SADA CRUZEIRO 3-0 BOHEMIIS (Uruguai), (25/11, 25/11, 25/13) 02nae22qui20h30, Grupo A do Sul-Americano de Clubes, Ginásio Poliesportivo do Riacho, Contagem. O Cruzeiro busca o oitavo título. No grupo A estão Sada Cruzeiro, o peruano Vamos Perlees e o Club Atlético Bohemios, do Uruguai. Na chave B tem Fiat Minas, o argentino Ciudad Voley e o Club Excelsior, do Chile. E o grupo C conta com Vôlei Renata, de Campinas, o argentino Policial Voley e o Club San Martin, da Bolívia. O time celeste não encontrou nenhuma dificuldade para se impor diante dos adversários, que celebraram cada ponto conquistado como se fosse uma vitória. A diferença técnica vista na jogo é do tamanho do investimento feito no projeto mais vencedor d…

Like
bottom of page