Velloso: "time em baixa rotação"
- Jorge Angrisano Santana
- 13 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
CRUZEIRO 0x0 ATLETICO 10ago24sab21h30, Mineirão, Belo Horizonte, 22ª rodada do Brasileiro 2024.
.
WALTERSON ALMEIDA: "Primeiro tempo encarou a franga de igual pra igual mas sumiu no segundo tempo, quando não funcionou como equipe ada um queria resolver a parada. A franga parecia jogar com 15 em campo. Detaque negativo para o Kaio Jorge, que até hoje não estreou e errou tudo que tentou (não acertou um passe sequer). Não sei porque a insistência em iniciar jogando e é um a menos em campo. A entrada do Dinneno não melhorou pois o time caiu muito de produtividade e este não recebeu nenhuma bola. Wallace foi outra má escalação pois o Romero é nosso melhor volante."
.
FÁBIO VELAME: "Jogo decepcionante, parecido como foi a partida contra o Fortaleza. Segundo tempo bem improdutivo, tirando o lance do Matheus Pereira para o Arthur Gomes. Meio de campo do Cruzeiro não funcionou. Pelo que vi no primeiro tempo, eu teria colocado o Romero ao lado do Walace para povoar mais o meio de campo e tentaria tirar os espaços que Scarpa e Arana tinham, e adiantaria o Barreal pra jogar com o Lautaro no ataque. De forma alguma teria sacado o Barreal no segundo tempo, pois com a dificuldade de criação do time, um chute de fora da área ou um bom cruzamento dele poderia ser decisivo. "
.
MIGUEL TOLENTINO: "Impressionante como o jogo dos meias cai sem um organizador de transição a frente da defesa. A saída do Lucas Silva fez a produção ofensiva do Cruzeiro despencar como um todo. Matheus Henrique tá mais pra meia carregador de bola que pra armador."
.
JANILSON VIANA: "certo perigo, dois do Barreal e um do Matheus Pereira. No segundo tempo, vimos um jogo mais truncado, quem teve a melhor oportunidade foi o Cruzeiro, com Arthur Gomes, que após bom passe do Matheus Pereira, obrigou Everson a fazer uma grande defesa e a bola ainda bateu na trave. As Frangas vieram meio pressionadas, procurou controlar o jogo, ocupando a meiúca e com Scarpa e Arana bem abertos, faziam invertidas para balançar na zaga cruzeirense para os espaços aparecerem para os atacantes, como foi o clássico do primeiro turno. Seabra iniciou com Wallace, um jogador de mais presença física e com uma qualidade técnica melhor que o Romero, que até fez um bom primeiro tempo. Matheus Henrique e Barreal procurar colaborar mais com o sistema defensivo , Matheus Pereira bem marcado, esteve abaixo em rendimento, mas mesmo assim, finalizou uma vez e deu um excelente passe para o Arthur Gomes. Kaio Jorge mais uma vez, muito mal. Seabra vai ter que se atentar a meiúca, os adversários já sacaram que esse nosso setor é desequilibrado."
.
DOUGLAS VERLLOSO: "Cruzeiro fez um jogo cauteloso, defensivamente seus jogadores de última linha fizeram um jogo bom. Mas no primeiro tempo havia um buraco no meio do campo, os laterais presos e a equipe celeste ficou só na espera, sem qualquer ímpeto ofensivo. Com os jogadores espaçados, a transição meio e ataque não existiu. Matheus Pereira não encontrou onde jogar, muito bem anulado pelo adversário e, também, sem sangue nos olhos. Aliás, faltou esse ponto, muita passividade. No segundo tempo o Cruzeiro pareceu mais equilibrado, mas as mudanças não foram fato novo. Kaio Jorge e Dinenno não contribuíram, não era jogo para eles - a bola passava sempre muito longe da centroavância. Seabra poderia ter voltado com Pereira de falso nove e aberto jogadores para incomodar as laterais do ALT-MG. Parecia tudo morno ontem, quase tudo em rotação baixa. "
.
ARQUIBALDO RAPOSO: "O queixo do nosso goleiro é maior que o nosso rival"
BOSTEROS... Pressionado no cargo e com o duelo diante do Cruzeiro visto como "decisivo" pela permanência no Boca Juniors, o técnico Diego Martínez enfrenta problemas para escalar o setor defensivo pensando no jogo de ida das oitavas de final da Conmebol Sul-Americana. Os times se enfrentam às 21h30 (de Brasília) de quinta-feira, na Bombonera.
.
As principais questões são referentes ao miolo de zaga da equipe xeneize. Titulares, os experientes Marco Rojo e Cristian Lema ficaram fora dos últimos jogos do time por questões musculares. Lema treinou nesta quarta, mas ainda há a atividade de quinta-feira para confirma-lo no time.
.
Se os dois não jogarem, os titulares serão Nicolás Figal e Gary Medel. O chileno, ex-Vasco, atua como volante…
No teatro do absurdo, qual será o próximo ato?
.
Claudio Dantas
Existe uma lei não escrita em Brasília que impede um poder de colocar a mão no bolso de outro. Flávio Dino, talvez querendo agradar ao governo de seu padrinho Lula, violou a regra dias atrás ao suspender o pagamento das bilionárias Emendas Pix. A medida, às vésperas das eleições municipais, foi compreendida como um ataque direto ao Congresso -- o ministro determinou também que a CGU faça uma auditoria nos repasses já realizados. Para piorar, o PGR Paulo Gonet reforçou o entendimento, levando Câmara e Senado a recorrer ao próprio Supremo, classificando a decisão de um de seus ministros como pura "subversão", um "atentado às determinações constitucionais que…
O time foi cauteloso, entrou em campo com espírito de quem respeitava o rival. Talvez um pouco mais de ousadia ajudasse, talvez atrapalhasse. O "se" a Deus pertence. Fato é que Seabra não comprou a sede de vingança da torcida, usou a ponderação e não o entusiasmo. Isso explica mais o jogo do que o argumento da "baixa rotação" usado pelo nosso amigo Velloso.
Existe uma diferença entre o movimento de 64 e os atos institucionais que vieram depois e culminaram no tal ai5. O primeiro contou com apoio do povo pra depor um presidente fraco e dominado pelos comunas, os segundos foram uma traição ao movimento original cancelando as eleições previstas pra 1965, cassando as lideranças civis que apoiaram o movimento original e eternizando os milicos no poder.
Os sites de stats futebolísticas inventaram um tal xG (expected goals). Mais uma frescurinha moderna. De acordo com esse medidor, colocaram a Franga à frente do Cruzeiro na possibilidade de marcar um gol. Cruzeiro finalizou 3 vezes dentro da área das Frangas: duas com Barreal e outra com Arthur. Em todas as 3 chances os jogadores finalizaram com a perna boa. Arthur inclusive acertou a trave. Frangas não finalizaram nenhuma dentro da área Cruzeiro. A melhor chance de gol deles foi com Paulinho, encobrindo o Cássio na saída, mas não foi uma finalização, pois um jogador de linha (William) cortou a bola antes que ela chegasse ao gol. A outra foi uma cabeçada de uma FRANGA que parou em outra…